Loja online de roupas criada por curitibana conquista guarda-roupas no Brasil
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06/10/2023 17:43
A Amey Experience oferece uma jornada de compra futurista para cliente, que pode conduzir o processo por meio de uma tela. | Divulgação
A marca de roupas autorais Amey, fundada pela curitibana Amanda Brito, conquistou guarda-roupas ao aliar tecnologia e inovação a peças atemporais. A marca nasceu em 2014 em formato 100% digital, mas há quatro anos transbordou os pixels e expandiu suas operações para lojas físicas, – começando pela unidade de Curitiba. Vislumbrando os quase dez anos de existência da Amey, sua fundadora relembra a trajetória de seu empreendimento.
A marca produz, atualmente, peças exclusivas em linho, jeans, vestidos e macacões, blusas, casacos, calças, saias e shorts, resortwear e acessórios. Criar e desenvolver peças autorais começou cedo na trajetória de Amanda Brito: “desde pequena, gostava de produzir roupas para as minhas barbies e bonecas. Sempre quis algo diferente e original para elas”, conta. Logo, empreender no ramo da moda sempre foi um sonho para ela.
Mas seu objetivo era mais ousado: “mudar o consumo fashion no Brasil, oferecendo roupas atemporais, versáteis e duráveis para a mulher”, conta. Considerando o crescimento da marca, que atingiu um faturamento de mais de 1 milhão de reais em 2022, pode-se dizer que a Amey está no caminho certo.
Pioneirismo
A loja nativa digital oferece uma experiência única no varejo de roupas brasileiro. A utilização de telas nas lojas físicas para guiar as jornadas de compra das clientes dialoga diretamente com o DNA de inovação do empreendimento. Por ter essa vocação pioneira, as unidades físicas da marca, em Curitiba e em Ribeirão Preto, são chamadas de Amey Experience. Brito afirma: “Nossas lojas são ricas em tecnologia, experiência para o cliente e muita sofisticação”.
As telas das lojas físicas têm um ar futurista. Na vitrine virtual, as clientes acessam um catálogo virtual, com todas as peças disponíveis. Com alguns toques, é possível procurar o produto desejado e selecionar peças para experimentar. Os itens escolhidos vão direto para o provador e, chegando lá, a cliente é recepcionada pelo seu nome. Além disso, é possível solicitar outra cor ou tamanho, pedir ajuda da consultora, ver opções de composição do look e fechar seu pedido do provador. Além disso, as telas permitem determinar como será feita a compra e quando e onde os produtos serão entregues.
Trajetória
Em 2024, a Amey completa uma década de criação. A fundadora e CEO da marca, Amanda Brito, se orgulha da trajetória do empreendimento na cena da moda prêt à porter nacional. “Um de nossos marcos foi a abertura de uma Amey Experience no maior estado do Brasil, aquele que mais exporta cultura e moda para todo o país: São Paulo”, comenta. Além disso, na contracorrente, o ano de 2020 foi benéfico para a empresa, que obteve 112% de crescimento em relação a 2019.
“Mesmo durante a pandemia, a Amey foi criativa e continuou prospectando. Naquele cenário pandêmico, nós produzimos cerca de 1 milhão de máscaras, de tecido e descartáveis, para ajudar instituições e também, para venda”, conta.
A CEO ainda adianta que, no ano que vem, começar a venda das primeiras franquias da Amey está no planejamento. “Não podemos contar muito, mas em 2024 podemos dizer que teremos muitas Amey Experiences por aí”, anuncia, entusiasmada.