Saúde e Bem-estar

Cuide da saúde e conheça Curitiba: 9 modalidades para praticar em parques e praças

Por Patrícia Sankari, Content Store
24/03/2023 16:55
Thumbnail

Pista para ciclistas localizada no Parque Barigui é uma das mais concorridas da cidade. | Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação

Quem mora em Curitiba sabe: os parques são a nossa praia! E, mais do que um espaço turístico, eles são por excelência a nossa melhor academia pertinho da natureza. Os exercícios ao ar livre são uma excelente opção para quem busca uma prática física mais agradável e desafiadora e proporcionam benefícios físicos e mentais, além de promoverem uma sensação de bem- estar e conexão com o meio ambiente.
Segundo o Personal Trainer Thiago Borges Martins, os exercícios ao ar livre melhoram o condicionamento físico e a imunidade, além de auxiliarem no emagrecimento, fortalecimento muscular, aumento da capacidade pulmonar e cardiovascular, diminuição da pressão e do colesterol.
Outro benefício dos exercícios ao ar livre é a possibilidade de receber uma dose extra de vitamina D, por conta da exposição ao sol, tão importante para o fortalecimento dos ossos e para a prevenção de doenças como a osteoporose. Porém, claro, lembre-se de se expor sempre nos horários de menor radiação e acompanhado do protetor solar.

Cuidados antes de começar

Conforme alerta Thiago, seja qual for a modalidade escolhida, é sempre importante fazer a avaliação com um médico e com um profissional educador físico, para verificar a saúde, estabelecer pequenas metas e definir sua rotina. “O principal cuidado é respeitar os limites do corpo. Um profissional de Educação Física, por exemplo, irá te ajudar na escolha dos exercícios que serão realizados, evitando que seus músculos e articulações sofram esforços excessivos, reduzindo assim o risco de lesões”, explica.
Além disso, ele alerta que é preciso escolher bem os horários, devido ao sol muito quente, que pode deixar o exercício extenuante. Hidratação e o uso de roupas e calçados apropriados para a prática esportiva são outros pontos importantes para a atividade física ser agradável e o corpo responder bem aos estímulos.
“Por Curitiba ser uma cidade muito chuvosa, é legal também ter um plano B para manter sua rotina de atividades, como, por exemplo, um programa de treino em casa, para não perder a motivação e deixar de treinar”, completa o profissional.
Agora a Pinó tem um convite. Nossa cidade faz aniversário em março e chega aos 330 anos cheia de vigor, ostentando novos espaços públicos e nos inspirando a ter uma vida mais ativa com suas belas paisagens. Se você ficou animado para começar, é só seguir o direcionamento de um profissional alinhado com as atividades que você gosta, aproveitar os diversos lugares que Curitiba oferece e começar sua rotina saudável!
Para tanto, preparamos um guia que contempla diferentes níveis de preparo físico e locais pela cidade. Não deixe de se exercitar!

Yoga

 Para os amantes de belas paisagens, o Yoga no Parque no Jardim Botânico é ótimo para se exercitar e admirar um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Para os amantes de belas paisagens, o Yoga no Parque no Jardim Botânico é ótimo para se exercitar e admirar um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Já famoso em Curitiba, o projeto ‘Yoga no Parque’ traz aulas gratuitas com duração de uma hora em quatro espaços da cidade: Parque Barigui, Jardim Botânico, Praça Kaá e Ruínas de São Francisco. Para participar não precisa de inscrição prévia, basta levar seu tapetinho ou canga. Os locais, dias e horários são divulgados pelo Instagram no perfil @yoganoparque.

Corrida

Pista de caminhada e corrida do Parque São Loureço é excelente para quem gosta de caminhar perto da natureza.
Pista de caminhada e corrida do Parque São Loureço é excelente para quem gosta de caminhar perto da natureza.
Pela cidade há diversas opções ótimas para a prática desse exercício e o melhor é que você pode escolher de acordo com o quanto quer correr! Se busca trajetos de até 1 km, pode se aventurar pela Praça Oswaldo Cruz, Parque Bacacheri e Passeio Público. Entre 1 e 2 km, o Parque São Lourenço e Jardim Botânico são boas opções para aproveitar a vista e se exercitar. Já para quem quer corridas mais longas, o Parque Barigui e o Parque Tanguá contam com percursos de 5 km.

Pedalar

Pista para ciclistas localizada no Parque Barigui é uma das mais concorridas da cidade.
Pista para ciclistas localizada no Parque Barigui é uma das mais concorridas da cidade.
Curitiba tem cerca de 300 km de ciclovia que cortam boa parte dos 75 bairros da cidade. Sejam exclusivas para ciclistas ou compartilhadas com os pedestres, elas são ótimas opções que levam a alguns dos principais parques da cidade e podem render um dia muito agradável e com dose extra de endorfina, além da possibilidade de conhecer um pouco mais os pontos turísticos. Por exemplo, da Praça do Japão é possível ir pelas ciclovias até o Jardim Botânico ou para o Parque Barigui. Do Passeio Público, você pode aproveitar para ir até o Museu Oscar Niemeyer e de lá partir para o Parque São Lourenço. As possibilidades são inúmeras e, se você cansar no meio do caminho, pode utilizar os ônibus da Linha Turismo, que contém bagageiros com capacidade para até três bicicletas.

Basquete

Quadra de Basquete na Avenida Arthur Bernardes compõe um conjunto de atividades oferecidas no espaço central da rua.
Quadra de Basquete na Avenida Arthur Bernardes compõe um conjunto de atividades oferecidas no espaço central da rua.
Há algumas quadras de basquete comunitárias pela cidade, entre elas estão a da Praça 29 de Março; da Rua Alferes Alfredo Antônio Muller, no Bacacheri; a da Avenida Presidente Arthur Bernardes; a inaugurada há pouco tempo, mas já bem movimentada na Avenida Presidente Wenceslau Braz e – a mais famosa de todas – a da Praça Brigadeiros do Ar Mário Calmon Eppinghaus. Cuidada pelos jogadores de basquete assíduos há mais de duas décadas, essa praça é perfeita os arremessos e é uma das preferidas dos amantes do esporte. Além de bem preservada, ela tem segurança, pois fica ao lado de um módulo policial.

Vôlei

Quadra de vôlei de areia na Praça do Afonso Botelho é um espaço disputado nos finais de semana.
Quadra de vôlei de areia na Praça do Afonso Botelho é um espaço disputado nos finais de semana.
Além da presença de quadras pequenas em praças, como na Praça Primo Favretto no Capão Raso, há duas avenidas famosas em Curitiba com quadras para vôlei: a Avenida Presidente Arthur Bernardes, que conta com uma de Vôlei de Praia; e a Avenida Presidente Wenceslau Braz, no Guaíra, com quadras de chão e de areia. Em ambas, basta apenas levar sua rede e bola, reunir os amigos e aproveitar. Há, ainda, uma quadra de vôlei de praia na Praça Afonso Botelho (Praça do Athlético), no Água Verde.

Tai Chi Chuan

Frequentadores das aulas de Tai Chi Chuan na pequena praça do Água Verde. Excelente oportunidade para cuidar do corpo e da mente.
Frequentadores das aulas de Tai Chi Chuan na pequena praça do Água Verde. Excelente oportunidade para cuidar do corpo e da mente.
É isso mesmo, existe uma praça em Curitiba que oferece aulas gratuitas dessa arte marcial cujo objetivo é colocar a energia do praticante em movimento. A Praça do Tai Chi está localizada na Avenida Água Verde, 1.405, na esquina com a Rua Guilherme Pugsley (Rápida Portã-Centro), e as aulas são ministradas por diferentes professores que se revezam. As datas e horários são informados por meio de um grupo no Whatsapp, para participar é só entrar em contato pelo número (41) 98409-6858.

Tênis

Quadra de Tênis na Avenida<br>Arthur Bernardes é uma das mais conhecidas da cidade.
Quadra de Tênis na Avenida<br>Arthur Bernardes é uma das mais conhecidas da cidade.
Você pode não ter percebido,  mas há diversas quadras comunitárias por Curitiba para quem gosta de praticar tênis. Entre os locais estão: Avenida Presidente Wenceslau Braz, no Guaíra,  Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, no Santa Quitéria, Rua Schiller, no Cristo Rei, Rua Jussara, no Sítio Cercado, e três quadras no Jardim Botânico.

Skate 

A pista de Skate localizada na Avenida Wenceslau Braz agrada tanto profissionais quanto amadores.
A pista de Skate localizada na Avenida Wenceslau Braz agrada tanto profissionais quanto amadores.
Sim, somos uma capital que ama o skate. Quer um número que prova isso: temos 34 pistas espalhadas por Curitiba. Um prato cheio para as melhores manobras. A última inaugurada foi a da Avenida Wenceslau Braz, no Guaíra, em abril de 2021. São 130 metros de pista com obstáculos atualizados. Outras áreas de destaque são as da Praça Afonso Botelho no Água Verde, a Pista de Skate Parque Yberê no Campo de Santana – ambas na modalidade street – e a tradicional pista do Gaúcho, na Praça do Redentor no São Francisco, na qual é possível treinar voltas com velocidade simulando o surfe e também manobras de street. Todas são abertas ao público, tanto para iniciarem no esporte, quanto para quem já domina essa arte e treina para evoluir nas manobras.

BMX

A pista de BMX inaugurada em 2021 fica no Parque Olímpico do Cajuru.
A pista de BMX inaugurada em 2021 fica no Parque Olímpico do Cajuru.
Curitiba tem uma pista exclusiva de BMX que fica no Parque Olímpico do Cajuru, o Parque dos Peladeiros. A Pista Municipal de BMX Supercross (bicicross) conta com especificações olímpicas e padrão internacional. Essa é uma das poucas no país com condições de receber competições oficiais. São duas rampas para largadas das categorias Challenge (5 metros de altura) e Championship (8 metros de altura) e 390 metros de obstáculos para as competições. Uma ótima oportunidade para experimentar um esporte diferente ou aprimorar as manobras.

Enquete

Como você escolhe a alimentação do seu pet?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!