Assim como os humanos, os pets também podem sentir dor, mas, por não falarem, eles mostram isso de maneiras diferentes. Para ajudar os tutores a identificarem os primeiros sinais de que algo não está bem, conversamos com a veterinária Letícia Hiroe Takahashi Siqueira Sampaio, do centro veterinário Nouvet.
1. Mudanças no comportamento
De acordo com Letícia, "pets que estão sentindo dor geralmente se mostram mais quietos e retraídos". Eles podem perder o interesse em brincadeiras e atividades que costumavam gostar, além de passarem mais tempo sozinhos, escondidos ou em lugares onde não costumam ficar.
2. Perda de apetite
Outro sinal que não deve ser ignorado é a perda de apetite. A dor pode interferir na rotina alimentar do pet, e ele pode começar a comer menos ou parar completamente de se alimentar.
3. Dificuldade para se levantar, mover ou respirar
Dor, especialmente em articulações, pode fazer com que o animal tenha dificuldade para se levantar ou caminhar. Alterações na respiração também podem indicar dor. "Isso é especialmente importante em casos de emergência, podendo ser um indicativo de condições graves", completa Letícia.
4. Alteração na postura e expressão facial
A veterinária também alerta que pets com dor podem mudar a forma como se posicionam ou expressam. "Eles podem adotar uma postura mais retraída, manter os olhos mais fechados ou até apresentar bigodes tensos", detalha Letícia. Essas sutis mudanças corporais muitas vezes passam despercebidas, mas são importantes sinais de desconforto.
5. Alteração nos hábitos de higiene
Gatos, em especial, podem deixar de fazer sua rotina de limpeza, apresentando pelagem mais opaca ou até com falhas. Além disso, se o pet apresenta desconforto ao defecar ou urinar, é preciso procurar ajuda veterinária. Segundo a especialista, essas dificuldades podem estar ligadas a dores gastrointestinais ou urinárias.
6. Alteração no temperamento
A dor também pode afetar o comportamento geral do animal, que pode se tornar mais agressivo ou medroso. Um pet que antes era dócil pode passar a ser medroso ou até ficar mais agressivo em resposta à dor. Além disso, ele pode reagir de maneira diferente ao toque, como se afastar ou se encolher. "Cães podem ganir ou chorar quando tocados em áreas doloridas", explica Letícia. Já os gatos podem apenas se afastar ou se esconder.
Por isso, se identificar algum desses sinais no seu pet, é fundamental buscar avaliação veterinária o mais rápido possível. "Na dúvida, o melhor é não esperar! A avaliação de um profissional é essencial para garantir o bem-estar e a saúde do seu animalzinho", finaliza Letícia.
Com a detecção precoce e o tratamento adequado, é possível aliviar o sofrimento dos pets e garantir o bem-estar deles.