Turismo

Assim como aéreas, empresas de ônibus já podem oferecer pacotes promocionais

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
16/08/2017 17:39
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Empresa espera aumento na procura por passagens rodoviárias neste Carnaval. Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

As empresas de transporte terrestre não precisam mais pedir autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar promoções de passagens. A regra, que também é válida para viagens internacionais e semiurbanas, foi publicada no Diário Oficial da União no início de agosto e já está em vigor. 
Além disso, as empresas poderão conceder descontos em trecho específicos de linhas “grandes”. Conforme a norma antiga, numa linha entre Curitiba e Florianópolis com parada em Joinville, só era possível oferecer desconto para toda a linha. Agora, a viações poderão vender o trecho entre Curitiba e Joinville a um preço mais baixo sem mexer no da linha inteira, por exemplo.
Para a ANTT, a mudança representa mais autonomia e agilidade para o mercado, o que tende a aumentar a competitividade e beneficiar o passageiro. A ideia é que o transporte terrestre funcione de forma similar ao aéreo, com oferta de promoções conforme a demanda e a estratégia comercial de cada companhia.
As empresas concordam: “A nova norma vai facilitar o processo de desconto e vai dar mais agilidade para as empresas. Vai desburocratizar a concessão de descontos”, diz o gerente jurídico da Reunidas, Vinícius Marins. Ele acredita ainda que a novidade pode ser ainda mais vantajosa para passageiros de linhas com menor demanda ou maior concorrência, já que a tendência é de redução ou “briga” de preços nesses casos.
Condições
Para oferecer descontos, as empresas de ônibus devem publicar todas as regras da promoção por escrito, incluindo linha, horário, número de lugares ofertados com preço promocional e condições para troca de bilhetes. Ao comprar passagens promocionais, os usuários devem lembrar que uma remarcação pode acarretar em gastos extras para completar o preço da passagem no novo dia ou horário.
Se os passageiros acreditarem que uma empresa está descumprindo a norma, devem entrar em contato com a Ouvidoria ANTT, pelo telefone 166 ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br. A agência afirma que vai poderá vetar ou suspender promoções caso identifique indícios da prática de concorrência predatória ou outras infrações.
O Viver Bem entrou com a Princesa dos Campos, Itapemerim e Viação Catarinense para comentar a nova norma, mas as empresas não retornaram até a publicação da matéria.
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