Litoral do Paraná

Valorização da cultura local: Airbnb lança rota de turismo sustentável no Paraná

Equipe Pinó
23/04/2024 11:22
Thumbnail

Ilustração da rota PR. | Reprodução Rotas Airbnb


O Airbnb lançou ontem (22) uma rota de turismo sustentável no Paraná, como parte do projeto Rotas Airbnb. A iniciativa, que reúne destinos para viagens autênticas, sustentáveis e que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais, passa a contar com a rota "Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná".
Em uma página recheada de informação, história e ilustração, a iniciativa destaca 14 atrativos do Paraná. Além dos já conhecidos, como a Estrada da Graciosa, o Caminho do Itupava, o Parque Estadual Pico do Marumbi, a rota também traz visibilidade para pontos importantes, porém menos conhecidos da cultura paranaense. Um deles é a culinária local, com destaque para o barreado, a berereca (espécie de bolo salgado feito com uma massa fermentada de mandioca na folha de bananeira) e a famosa bala de banana.
Outro destaque é o Fandango Caiçara, manifestação artística historicamente relacionada ao dia a dia dos habitantes do litoral norte do Paraná, presente nos mutirões de trabalho e nas comemorações.
<em>Ilustração Fandango Caiçara. Reprodução Rotas Airbnb.</em>
<em>Ilustração Fandango Caiçara. Reprodução Rotas Airbnb.</em>

Visibilidade para pessoas e empreendimentos locais

Indo além dos pontos turísticos, a página traz cinco histórias de pessoas reais que movimentam o turismo nessas regiões. Tatiana e o Nininho são dois deles. Em uma área de agrofloresta de 8 hectares, eles comandam a Nininho House, uma iniciativa de turismo de base comunitária que envolve três comunidades tradicionais da Ilha Rasa. Celso, que cresceu em Morretes, é outro. Com a agência de ecoturismo Calango Expedições, ele oferece aos visitantes experiências únicas.
<em>Ilustração Tatiana e </em>o <em>Nininho. Reprodução Rotas Airbnb.</em>
<em>Ilustração Tatiana e </em>o <em>Nininho. Reprodução Rotas Airbnb.</em>
Alguns dos destinos citados na rota são contemplados pelo Programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná – VRS, que visa incentivar pequenos produtores rurais, comunidades tradicionais e a valorização da bioeconomia regional. A proposta é fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.