Cuidados com a pele

3 coisas que não te contaram sobre o protetor solar

Equipe Pinó
04/10/2024 09:57
Thumbnail

Segundo estudo da Euromonitor International, o uso de protetor solar tem se tornado prioridade. | Freepik

O protetor solar é, sem dúvida, um dos pilares dos cuidados com a pele, amplamente recomendado para prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele. No entanto, muitos aspectos importantes sobre o uso do protetor ainda são subestimados ou pouco abordados. Confira três deles abordadas pela American Academy of Dermatology:
1. O FPS não indica proteção total
Muitas pessoas acreditam que o Fator de Proteção Solar (FPS) determina o tempo que podem ficar ao sol sem se preocupar. Na verdade, o FPS refere-se à quantidade de radiação UVB bloqueada. Um protetor com FPS 30 bloqueia cerca de 97% dos raios UVB, enquanto um com FPS 50 bloqueia 98%. A diferença é mínima, o que significa que o foco deve ser mais na reaplicação do que em aumentar o FPS. Além disso, a eficácia depende da quantidade aplicada, o que nos leva ao próximo ponto.
2. A quantidade correta faz diferença
A maioria das pessoas usa apenas 25% da quantidade recomendada de protetor solar. Para cobertura adequada, a quantidade ideal é aproximadamente uma colher de chá para o rosto e uma quantidade generosa para o corpo todo – o equivalente a um copo de shot para o corpo inteiro.
3. Use protetor até em dias nublados
Enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras solares, os raios UVA penetram mais profundamente na pele, causando danos que levam ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. O detalhe que muitos desconhecem é que os raios UVA estão presentes durante todo o dia, mesmo em dias nublados ou em ambientes internos, pois conseguem atravessar vidros. Portanto, escolher um protetor solar com ampla proteção (UVA e UVB) é essencial, mesmo para quem trabalha em escritórios com janelas.

Crescimento do cuidado com a pele

O cuidado com a pele tem se tornado cada vez mais uma prioridade para os brasileiros, especialmente no que se refere à proteção solar. O mercado de sun care cresceu 28,8% em 2023, atingindo um valor recorde de R$ 5,3 bilhões, conforme dados da Euromonitor International. Esse foi o maior crescimento já registrado em um único ano para o setor, posicionando o Brasil como o terceiro maior mercado global, atrás apenas de Estados Unidos e China.
As projeções para os próximos cinco anos são ainda mais otimistas. A expectativa é de que o setor cresça 73,3% até 2028, alcançando R$ 9,2 bilhões. Esses números refletem a conscientização cada vez maior da população sobre a importância da proteção solar para prevenir danos à pele, como envelhecimento precoce e câncer de pele.
Dentro desse cenário de expansão do mercado de cuidados com a pele, a Australian Gold, marca líder em bronzeado nas farmácias brasileiras, anunciou uma parceria de peso, trazendo ainda mais visibilidade para esse cuidado com a pele: Gabriel Medina é o novo embaixador da marca no Brasil. O tri-campeão mundial de surf e medalhista olímpico escolheu a marca devido à sua forte conexão com o estilo de vida solar e sustentável.
Australian Gold se destaca pela sua performance em proteção solar e pelo selo Reef Safe, que garante que seus produtos não prejudicam os corais e o ecossistema marinho. A escolha de Medina como embaixador reflete a sintonia entre a vida do surfista, que está constantemente exposto ao sol, e o compromisso da marca com a proteção da pele e dos oceanos.
"O mar é a minha segunda casa e escolhi Australian Gold por ser uma marca séria quando se fala em alta performance e cuidado com os oceanos. Como atleta, sei da importância desses dois fatores na escolha não só dos produtos que vão me acompanhar no dia a dia, mas também dos parceiros que carrego ao meu lado”, afirma, em nota, Gabriel Medina. O surfista será o rosto de campanhas, lançamentos de produtos e projetos especiais, reforçando a mensagem de que é possível proteger a pele sem prejudicar o meio ambiente.