Comportamento

Resultado surpreendente: marido escolhe os looks da mulher

Eloá Cruz
03/06/2016 22:00
Thumbnail

O casal André Mendes e Priscyla Makiolke: ele aceitou o desafio de escolher os looks da mulher e, segundo ela, o marido passou no teste com louvor. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Numa relação a dois, o companheiro pode enxergar beleza onde a esposa não vê nela mesma. Mas esse olhar diferente também poderia ajudá-la na escolha dos looks usados no dia a dia? Como não tínhamos essa resposta, resolvemos fazer um desafio: pedir para que um marido escolhesse por uma semana as composições da companheira.
A proposta foi aceita pelo artista plástico André Mendes, 36 anos, que compôs roupas e acessórios para a esposa, a administradora de conteúdo Priscyla Makiolke, também 36, durante o período estipulado. A regra? Ela não poderia dar nenhum palpite sobre as decisões dele.
“A brincadeira foi superdivertida. Ele interferiu em tudo, até na maneira como eu deveria usar meu cabelo. E foi muito prático, na verdade. Graças a ele, eu gastei muito menos tempo me arrumando e gostei bastante das escolhas feitas”, conta Priscyla.
LEIA TAMBÉM 
A administradora de conteúdo reconhece que, assim como várias outras mulheres, acaba não arriscando muito quando se vê em dúvida diante do que escolher para vestir ou quando está com pouco tempo. E acrescenta: “eu ouso menos, sou mais insegura”. Quando surge alguma dúvida sobre o que usar, o marido ajuda na escolha dando alguns palpites.
André adora cores e acredita que o estilo do dia a dia precisa ser confortável. “Eu gosto bastante do conforto do tênis e não me preocupo também em usar um sapato diferente para cada dia da semana, acabei não me incomodando e montei as opções quase com o mesmo tênis”, avalia.
Troca bem-vinda
De acordo com a escritora e psicóloga comportamental Lígia Guerra, não é toda a esposa que tem o privilégio do marido reparar nas escolhas dela. “Essa troca melhora muito a vida do casal, pois ela tem que abrir mão um pouco do controle, das opções que faz”, explica. A experiência vivida por Priscyla e André, segundo a especialista, mostra um olhar diferente que o marido tem, ressaltando coisas, ousadias e até outra visão de humor, que a esposa acaba não percebendo em si mesma.
Lígia expõe em seu livro Mulheres às Avessas que as mulheres se escravizam na busca por uma perfeição o tempo todo. “A mulher é a última da fila. Arruma a roupinha dos filhos, ajuda o marido a se vestir e, no último momento, toma banho e faz sua maquiagem quando dá tempo”, conta.
Confira abaixo as escolhas de André para a esposa (fotos à esquerda) e os ajustes que Priscyla faria (fotos à direita). Mas ela garante: “eu aprovei e voltaria a usar tudo como ele escolheu”. Na realidade…quase: “repetir o mesmo sapato quase todos os dias, seria difícil”, brinca ela.
Segunda-feira
O artista plástico André Mendes adora as peças coloridas do guarda-roupa da esposa. No primeiro dia da semana, ele escolheu para Priscyla um vestido amarelo da Scarlet Vintage, marca curitibana. A peça foi presente do maridão, que completou o look com um tênis amarelo, bem despojado e confortável.
A VERSÃO DELA: A produção ficou mais elaborada com casaco, batom e coque.
Terça-feira
No segundo dia, o artista plástico optou por um vestido e uma jaqueta assinada pela marca curitibana Karina Kulig que deixaram o visual bem colorido. Ele continuou a seguir sua preferência por um look bem colorido e confortável. Nos pés, sapatilha ao estilo Converse e meia grossa preta para espantar o frio.
A VERSÃO DELA: Priscyla acrescentou uma blusa preta embaixo do casaco.
Quarta-feira
O vestido continua sendo a preferência na escolha do André nos looks da Priscyla. E como as temperaturas continuam baixando também durante a semana, uma meia bem alta cinza completou o look com o vestido pretinho básico assinado pelo estilista Alexandre Linhares. Nos pés, André escolheu a sapatilha do dia anterior.
A VERSÃO DELA: o look ganhou mais sofisticação com cachecol de lã e salto alto.
Quinta-feira
Para o dia, um look mais produzido. O vestido escolhido é presente do André para esposa e foi confeccionado a partir de uma tela dele – parceria feita com uma estilista da Malásia, Melinda Looi. Priscyla adora o vestido e aproveitou o visual para fazer um programa a dois com o marido.
A VERSÃO DELA: um sapato de salto azul deixaria o look mais glamouroso para um jantar a dois.
Sexta-feira
André escolheu para a esposa um casaco estilo “capotão”, presente da mãe dele, a arquiteta Yara Mendes, para a Priscyla. Por baixo do casaco, uma camisa com gola listrada e suéter de lã preto – combinação que já foi feita pela Priscyla um dia e que André gostou bastante. Nos pés, a mesma sapatilha dos dias anteriores.
A VERSÃO DELA: Priscyla optou por um lenço no pescoço, blusa de lã cinza e bota cano alto.
VÍDEO
Confira os relatos diários de Priscyla Makiolke sobre as escolhas de André Mendes: