Comportamento

Como o #Barbiefeet, nova tendência do Instagram, afeta a maneira que enxergamos o corpo

Redação
18/07/2018 07:00
Thumbnail

Imitar os pés da Barbie é a tendência mais recente nas redes sociais digitais, especialmente o Instagram (Foto: Pxhere)

A boneca Barbie não deveria ser modelo de corpo perfeito para as meninas e mulheres por muitos motivos. Com uma cintura impossível de ser imitada, bem como um espaço irreal entre as pernas, e medidas que, quando comparada a uma pessoa, não podem ser repetidas, a mais recente tendência dos influenciadores digitais é imitar o pé da boneca em fotos no Instagram.
A tendência tem inclusive uma hashtag própria: #Barbiefeet, que incentiva as pessoas a imitarem os pés da boneca na hora de posarem para uma foto. Isso significa posicionar o pé com as pontas para frente, como se estivesse constantemente usando um sapato de salto alto.
A pose “alonga” as pernas, fazendo a pessoa parecer mais alta do que de fato é, além de parecer mais magra – e tem sido adotada por várias modelos e influenciadores.
(Foto: kendalljenner/ Instagram)
(Foto: kendalljenner/ Instagram)
(Foto: focuslexi / Instagram)
(Foto: focuslexi / Instagram)
(Foto: cassiepearlt / Instagram)
(Foto: cassiepearlt / Instagram)
(Foto: dianahare01 / Instagram)
(Foto: dianahare01 / Instagram)
(Foto: simplyyue / Instagram)
(Foto: simplyyue / Instagram)

Barbie afeta como vemos nossos corpos

Um estudo divulgado em 2016 pela revista científica Body Image mostrou que as crianças que brincam com o modelo tradicional da boneca têm maior tendência a serem insatisfeitas com os próprios corpos.
Ao brincar com a boneca alta, magra e dentro dos padrões considerados mais belos, as meninas desejam um modelo de corpo mais parecido com o da Barbie. E, no contrário, as crianças que brincavam com modelos mais diversificados são mais seguras com relação a autoimagem.
Ainda em 2016, novas bonecas Barbie foram lançadas pela Mattel, com diferentes biotipos. Além da altura, da cor da pele e medidas mais reais, as bonecas também passaram a andar mais próximas ao chão – sem parecer que usavam apenas sapatos de salto alto.
(Foto: reprodução Mattel)
(Foto: reprodução Mattel)
LEIA TAMBÉM: