Comportamento

Bruna Covacci

Estudo mostra como a Barbie afeta a autoestima de meninas de seis a oito anos

Bruna Covacci
13/09/2016 11:17
Thumbnail

Barbie clássica. Foto: Divulgação.

As bonecas Barbie afetam a percepção corporal das meninas de seis a oito anos. A comprovação foi apresentada num artigo publicado na edição de setembro da revista científica Body Image. O resultado mostrou que as crianças que brincaram com o modelo tradicional da boneca eram mais insatisfeitas com seus corpos.
Num estudo, as meninas foram divididas em dois grupos: enquanto um deles brincou com a Barbie clássica, o outro recebeu a nova versão, com diferentes tipos de corpo, tons de pele e estilo de cabelo. Esse segundo grupo relatou uma maior segurança com a própria imagem.
Nova coleção de Barbies fashionistas com padrões diferentes.
Nova coleção de Barbies fashionistas com padrões diferentes.
A Barbie tem sido alvo de críticas por perpetuar uma padrão de beleza já analisado em estudos anteriores. Por isso, em janeiro deste ano, a Mattel lançou as novas bonecas como uma extensão do compromisso de Barbie em oferecer mais opções para as meninas e trabalhar um processo de identificação.
Barbie baixinha e Barbie alta.
Barbie baixinha e Barbie alta.
“A variedade nos tipos de corpo, tons de pele e estilos permitirá que as meninas encontrem uma boneca que fale diretamente com elas”, diz Evelyn Mazzocco, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral Global de Barbie. “Nós temos uma responsabilidade com as meninas e com os pais de refletir um amplo olhar sobre a beleza,” concluí Mazzocco.