
Quem tem um telefone Android pode ser mais humilde do que quem tem um iPhone. Por outro lado, usuários de iPhones são mais extrovertidos do que aqueles que usam Android. Para mostrar que a escolha de smartphones está diretamente ligada a traços da personalidade, pesquisadores da Escola de Psicologia de Lincoln desenvolveram um estudo inédito. O trabalho foi apresentado na última quinta-feira (1), em um encontro de psicologia realizado em Cardiff, na Inglaterra.

A pesquisa foi dividida em duas partes. Na primeira, os pesquisadores pediram a 240 participantes que preenchessem um questionário sobre as características que associam com os usuários de cada marca smartphone. No segundo estudo, eles testaram esses estereótipos contra os traços de personalidade reais de 530 usuários de smartphones Android e iPhone.
Os resultados do primeiro estudo mostrou que os usuários do Android apresentam maiores níveis de honestidade e humildade, porém são menos extrovertidos que os usuários do iPhone. Aqueles que têm Android também tem a tendência a serem menos sugestionáveis, ou seja, não se importam se outra pessoas têm os mesmos produtos que eles ou não e não relacionam a marca de celular ao status.
LEIA TAMBÉM
Essa característica já não foi encontrada nos voluntários que utilizam o iPhone, já que a pesquisa apontou que esses usuários associam à marca do aparelho ao status do proprietário e desejam o mesmo aparelho que outros.
O pesquisador Heather Shaw, que liderou o trabalho, define o objetivo da pesquisa: “Este estudo fornece novos insights sobre as diferenças de personalidade entre tipos de usuários de smartphones”.
Ele afirmou em entrevistas a publicações britânicas que é cada vez mais evidente que os smartphones estão se tornando uma versão digital de mini do usuário e concluiu: “Muitos de nós não gostamos quando outras pessoas usam os nossos telefones porque pode revelar muito sobre nós”.
Colunistas
Agenda
Animal