Saúde e Bem-Estar

Morre de ELA homem que inspirou “desafio do balde de gelo”; conheça a doença

Redação
30/11/2017 14:30
Thumbnail

Milhares de pessoas, como Bill Gates (foto), aderiram à campanha em 2014. Foto: Reprodução

Há três anos, a internet foi invadida por vídeos de celebridades e anônimos jogando um balde de gelo na cabeça. Não era um ato apenas para chamar atenção. O “desafio do balde de gelo” foi uma ação inspirada em Anthony Senerchia Jr. para arrecadar fundos para a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Anthony foi diagnosticado com a doença em 2003 e morreu no último sábado, aos 46 anos, em decorrência da ELA, que não tem cura. A família anunciou a morte dele na última quarta-feira (29).
Anthony e a família, em 2014. Foto: reprodução.
Anthony e a família, em 2014. Foto: reprodução.
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como a Doença de Lou Gehrig, é uma enfermidade degenerativa pouco conhecida e o desafio feito por milhares de pessoas tinha o objetivo de arrecadar doações para as associações e institutos relacionados e às pesquisas para cura da doença.
Causa desconhecida
De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), o significado da ELA, é a fraqueza muscular secundária por comprometimento dos neurônios motores. Ou seja, os neurônios motores presentes no cérebro e na medula espinhal perdem sua capacidade de funcionar adequadamente, o que resulta em atrofia muscular seguida de fraqueza muscular crescente.
A causa específica da doença ainda é desconhecida e, segundo pesquisas, ela tem mais chances de aparecer a partir dos 65 anos. Estima-se que ocorra de um a três novos casos a cada 100 mil habitantes, por ano, e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Assim, pode-se estimar que 12 mil pessoas no Brasil sofram da doença.
Desafio
Mihares de celebridades aderiram à campanha em 2014, como Bill Gates, Taylor Swift, Justin Bieber, Steven Spielberg, Justin Timberlake, Lena Dunham, e até a cantora brasileira Ivete Sangalo.
Relembre o vídeo de Ivete Sangalo