Com a chegada do inverno, a pele enfrenta diversos desafios devido ao clima frio e seco, que podem causar ressecamento e até rachaduras – daí a necessidade de reforçar os cuidados com a pele no período. De acordo com Vivian Simões Pires, dermatologista especialista da Clínica Dominique, o ar frio retém menos umidade do que o ar quente, o que reduz a hidratação natural da pele.
Além disso, comportamentos comuns do período intensificam o processo de desidratação. Os banhos mais quentes e longos, por exemplo, removem os óleos naturais da pele. O uso de aquecedores, por sua vez, reduz a umidade do ambiente.
Entre os sinais de ressecamento estão a sensação de aspereza, descamação, vermelhidão, rachaduras e falta de luminosidade. “A pele pode parecer sem brilho e menos elástica, com linhas finas e rachaduras, especialmente nas mãos, pés, cotovelos e joelhos”, explica Priscila Moncayo, química e pesquisadora na área de cosmetologia.
Hidratar sem passar frio
Para evitar o ressecamento, a hidratação – de todo o corpo, com ingestão de água, e da própria pele, com aplicação de produtos hidratantes –, é essencial. Mas a tarefa nem sempre é agradável em dias de baixas temperaturas. Uma alternativa, conforme as especialistas, é optar por produtos hidratantes próprios para serem aplicados debaixo do chuveiro.
De acordo com as especialistas, o ideal é buscar produtos feitos a partir de ingredientes que ajudem a reter a umidade na pele.
Priscila sugere o uso de ácido hialurônico, conhecido por sua capacidade de reter água, manteigas e óleos vegetais, como manteiga de tukumã e óleo de fevillea, “Eles auxiliam na fortificação da barreira cutânea”, explica. Glicerina, ceramida e niacinamida também ajudam a proteger a pele, conforme Vivian.
O ideal é aplicar os produtos sempre que tomar banho. No entanto, se a pele continuar ressecada, consulte um especialista para recomendar um produto que se adeque melhor ao seu tipo de pele.
Indicações das especialistas
Em dúvida sobre quais produtos escolher, apesar das orientações das especialistas? Sem problemas, elas selecionaram cinco recomendações. Confira!
Outros cuidados com a pele no inverno:
Além de tomar água e usar produtos específicos, há outras atitudes que ajudam a evitar a desidratação da pele nos períodos mais frios:
Usar umidificadores de ar para aumentar a umidade do ambiente;
Usar roupas de algodão macio para ajudar a reter a hidratação natural da pele;
Usar produtos de limpeza facial e corporal suaves para não agravar a condição.