Performance

Cinco artistas constroem e destroem obras em gesso em performance no MuMA

Equipe Pinó
10/06/2024 12:37
Thumbnail

A performance durará quase um mês. | Noah Barros

A partir desta terça-feira (11), o Museu Municipal de Arte (MuMA) apresenta uma performance que propõe reflexão profunda sobre os desafios do mundo contemporâneo. Chamado Poeira Branca, o trabalho é do coletivo de arte Grupo Em-Cadeia e explora o papel da produção industrial como potencial solução e causa desses problemas.
Na proposta, os jovens artistas Barbara Haro, Isabela Picheth, Luiz Moreira, Luiza Urban e Priscilla Durigan serão vistos atrás de uma vitrine de vidro, imersos em um ambiente que replica uma linha de produção industrial. Durante um mês, eles seguirão rigorosamente normas industriais, trabalhando com gesso – material associado à escultura, mas com ampla utilização na construção civil. No entanto, o que diferencia essa performance é o destino final dos produtos: uma vez concluídos, eles serão destruídos pelos próprios criadores.
"Com a performance duracional, os artistas transportam a estrutura industrial para o espaço expositivo, mas vão além, subvertendo essa lógica ao incluir a destruição do produto na própria linha de produção", afirma, em nota, o curador Fernando Ribeiro. Desta forma, os artistas convidam o público a produzir sua própria reflexão sobre individualidade, fragilidade, lógica e irracionalidade. 
Após o período de performance, os resíduos do processo ficarão expostos por duas semanas no museu. Todo o processo será registrado e publicado no site do Grupo Em-Cadeia. 

Serviço

  • O quê? Performance Poeira Branca
  • Quando? De 11 de junho a 6 de julho 
    Terças e quintas, das 10h às 13h
    Quartas e sextas, das 15h às 18h
    Sábado, dia 22, das 10h às 13h, e dia 6 de julho, das 10h às 11h, seguida da abertura da exposição até às 14h
  • Onde? MuMA (Av. República Argentina, 3430, Portão, Curitiba - PR)
  • Entrada gratuita

Enquete

É tempo de festa junina! Nessa época, onde a diversão é garantida?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!