Feiras e eventos

Com foco em inclusão, festival leva palestras, atividades artísticas e mutirão de empregos ao MON

Redação
22/05/2024 15:17
Thumbnail
Com o objetivo central de destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade brasileira, o 3° Festival Inclusão em Cena ocupa o Museu Oscar Niemeyer (MON), nos dias 23 a 25 de maio de 2024.
Durante os três dias do evento, o MON será palco de uma variedade de atividades: painéis, palestras, balcão de inovação, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural.
Além disso, no local, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEST) fará a emissão gratuita da Carteirinha do Autista (Ciptea) no estande do Coletivo Inclusão, no Balcão de Inovação. Para a emissão, o interessado deve apresentar RG, CPF; RG, CPF do responsável; fotografia digitalizada, e deve ser o mais recente possível (são aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão); exame de Tipo Sanguíneo digitalizado e laudo médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável. 

Programação

No primeiro dia de programação, o destaque será a Mostra Cultural do Coletivo Inclusão, que trará apresentações de teatro, canto coral e capoeira, realizadas por cerca de 200 crianças, adolescentes e adultos com deficiência atendidos pelo Coletivo Inclusão nas entidades parceiras.
No segundo dia, no auditório do MON, serão realizados quatro encontros nos painéis Vozes da Inclusão, que vão reunir importantes vozes da inclusão, oferecendo uma plataforma para discutir problemas específicos enfrentados pelas PCDs e buscar soluções eficazes através de políticas públicas inclusivas.
Ainda no segundo dia acontece o Mutirão da Empregabilidade, que visa unir empresas com vagas para PCDs e candidatos com deficiência em busca de oportunidades de trabalho. O Mutirão, que será realizado pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, já conta com a adesão de 26 empresas – entre elas Grupo Marista, Coca Cola, Festval, Ligga Telecom, Arteris, Herbarium e Hospital do Rocio –, que vão oferecer mais de 300 vagas. O Mutirão da Empregabilidade será realizado das 10h às 16h, no Salão de Eventos. 
Às 15h, haverá uma  Oficina de Aquarela para adultos com espectro autista conduzida pela artista Ana Clara Viana Benites, da Gibiteca de Curitiba. Esta atividade tem vagas limitadas e inscrições prévias por meio do link https://tinyurl.com/b6awzsyy
No sábado, último dia da programação, o Festival se abre para pais e filhos, com palestras, oficinas para crianças e o Balcão de Inovação. A manhã começa com a fala da especialista em diversidade e inclusão Mirella Prosdocimo, que ficou tetraplégica em 1992 em decorrência de um acidente de carro. Na sequência, sobe ao palco do auditório a professora de práticas contemplativas Marcia Baja, que vai oferecer uma visão holística sobre a deficiência. Todas as atividades serão complementadas por apresentações de artistas e companhias nas quais pessoas com deficiência são protagonistas, como a Companhia de Dança Fernanda Becker e o projeto Música Tátil de Luiz Amorim.
Serviço
  • O quê? 3° Festival Inclusão em Cena 
  • Quando? 23 a 25 de maio de 2024.
  • Onde? MON (R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba – PR)
  • Entrada no museu: a partir de R$15 (meia).
  • Entrada gratuita.

Enquete

É tempo de festa junina! Nessa época, onde a diversão é garantida?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!