Música

Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 39 anos em concerto com choros de Villa-Lobos

Equipe Pinó
28/05/2024 10:25
Thumbnail
A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora, nesta terça-feira (28), seus 39 anos. A celebração será com um concerto especial em que os músicos vão apresentar os choros do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A apresentação, que vai contar com um coro sinfônico de 60 cantores, será às 20h30, no Guairão. Os ingressos podem ser comprados online e na bilheteria do Teatro, a partir de R$ 10 (meia-entrada).
“Nós iremos executar 'Choros 6', 'Choros 9' e 'Choros 10' e 'Rasga Coração', famoso para coro, grande coro e orquestra. E por que choros? Porque dentro de cada choro tem vários temas de choros. Então, vamos fazer um grande festival de choros, que são obras maravilhosas”, diz, em nota, o maestro Roberto Tibiriçá.
O choro – ou “os choros”, para usar um termo proposto por Villa-Lobos – é essencialmente um gênero musical “guarda-chuva”, que abrange dentro de si várias práticas musicais distintas. Ele é resultado de um intenso fluxo das trocas culturais ao longo do século XIX, se desdobrando em polcas, valsas, schottiches, modinhas, habanera, “choros-sambados”, entre outros subgêneros reconhecidos pelos músicos como parte deste universo. O gênero foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em fevereiro deste ano.

Serviço

  • O quê? Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta choros de Villa-Lobos
  • Quando? Terça-feira, 28 de maio, às 20h30
  • Onde? Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão (R. Conselheiro Laurindo, s/n, Centro, Curitiba - PR)
  • Ingresso: A partir de R$ 10 (meia-entrada).

Enquete

É tempo de festa junina! Nessa época, onde a diversão é garantida?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!