Com mais de 100 atrações gratuitas, Oficina de Música de Curitiba chega à 40ª edição

Equipe Pinó
13/01/2023 13:46
Thumbnail

Com mais de 200 shows e concertos, a 40ª Oficina de Música começa no dia 25 de janeiro. | Paulo Rapoport

De 25 de janeiro a 5 de fevereiro, acontece a 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O evento celebra quatro décadas de realização com uma programação intensa e inovadora de cursos e espetáculos. As atividades dão início também às comemorações dos 330 anos da cidade e pontuam os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Discotecagem e hip hop movimentam o evento, que vai oferecer cursos gratuitos para crianças e adolescentes. "Curitiba será ocupada pela música nesses 12 dias. Serão muitos palcos, centenas de concertos e de shows, metade deles gratuitos para a população aproveitar a beleza da arte e da cultura", destaca o prefeito Rafael Greca

Confira a programação

Os espetáculos pagos têm ingressos a preços que variam de R$ 15 a R$ 50. Neste valor poderão ser vistos shows de grandes nomes da música brasileira como Vanessa da Matta, BNegão e Gilsons, e concertos com o pianista Arnaldo Cohen e com solistas do Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina).

Shows todos os dias

O Teatro Guaíra será o palco principal da Oficina, com shows todos os dias. Além desses destaques, o Guairão receberá o compositor Edu Lobo, a cantora carioca Ilessi, um sexteto de notáveis instrumentistas apresentando repertório inédito de Pixinguinha, e grandes solistas internacionais, como o pianista português Pedro Burmester. Será também o palco para as grandes orquestras formadas com os participantes do evento.
Estarão igualmente repletos de programação locais como o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria, Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista), Teatro Londrina, Capela dos Fundadores (Memorial de Curitiba), Auditório Regina Casillo, Capela da Glória, Oratório de Bach, Igreja Luterana, Auditório Mário Schoemberg, o Teatro da Vila e o Cine Passeio. As apresentações abrangem múltiplos repertórios, do século VIII ao hip hop, transportando o público numa viagem do tempo através da música.

Palco itinerante pelos parques e bairros

A Oficina terá um palco itinerante (unidade móvel cedida pelo Sesi), que percorrerá os bairros e os parques da cidade nos finais de semana. O Circuito Off, com shows em bares da cidade, e a Oficina Verde, com destaque para uma palestra do climatologista Paulo Nobre sobre aquecimento global, também terão uma programação extensa durante o evento.

Cursos inéditos

Na parte pedagógica, estão sendo ofertados 110 cursos, com quase mil e duzentos alunos inscritos até agora. Além dos cursos de instrumentos, canto e práticas de conjunto, com grandes mestres nacionais e internacionais, a 40ª edição terá cursos inéditos.

Serviço

Ingressos: os cursos e a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba estão disponíveis no site oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis nos sites minhaentrada.com.br e ticketfacil.com.br.