Hotel boutique em São José dos Pinhais une exclusividade, natureza e enogastronomia
Vivian Faria
22/08/2024 11:20
Chalés foram construídos em meio a um bosque de araucárias, sem impactá-lo. | Divulgação
Passar um fim de semana com a pessoa amada em um aconchegante chalé cercado por uma mata de araucárias e dentro de uma vinícola, aproveitando a companhia, a natureza, a gastronomia e os vinhos. Tentador, não? Pois não é preciso ir longe para conseguir desfrutar de dias de descanso assim: desde fevereiro, a Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, “abriga” o Hotel Boutique Vinícola Araucária, gerido pelo grupo Slaviero Hotéis.
“O projeto partiu de uma visão do Renato Adur [sócio e idealizador da Vinícola Araucária]. O espaço já existe há alguns anos e ele entendeu que existia um potencial para trabalhar melhor a vinícola, a gastronomia e a hospedagem, muito inspirado no que já existe em Bento Gonçalves e em Gramado [no Rio Grande do Sul]”, conta o diretor de vendas da Slaviero Hoteis, Ricardo Nielsen.
O empreendimento é composto por 13 chalés intimistas com projeto assinado pelo arquiteto Jayme Bernardo e construídos em meio a uma mata de araucárias, além de restaurante, espaço de eventos e extensa área verde com lagos, trilhas e vinhas.
Feitos a partir de, entre outros materiais, madeiras e pedras naturais da região, os chalés foram concebidos para se integrarem à natureza e proporcionarem a mesma sensação aos hóspedes. Também por isso contam com amplas janelas com vista para o bosque, as quais permitem também boa iluminação natural.
“Do lado de dentro, eles têm lareira eletrônica, Alexa, banheiras de hidromassagem com vista para o bosque, piso aquecido no banheiro, espelho com desembaçador e cafeteira em cápsulas”, enumera Nielsen. Os hóspedes ainda são recebidos com carta de boas vindas e um vinho, e podem desfrutar de amenities (shampoo, condicionador, sabonete etc) Vinotage. Na diária, estão inclusos o café da manhã e jantar, além de uma visita guiada à vinícola com degustação.
“É um produto que obviamente vai atender famílias e outras demandas, mas é muito voltado para casais, pacotes românticos, amantes do vinho e para quem quer ter momentos para se desconectar”, avalia Nielsen.
Enogastronomia
Instalado dentro de uma vinícola, o hotel tem foco na enogastronomia – por isso, conta com um restaurante que trabalha com a culinária franco-italiana e um cardápio especialmente desenvolvido para harmonizar com os vinhos produzidos ali. O espaço já existia antes, mas foi remodelado e adaptado aos padrões Slaviero.
O serviço é à la carte e voltado, principalmente, para os hóspedes, mas, aos domingos, mantém-se a tradição de servir um buffet para atender visitantes que vão até ali para conhecer a vinícola ou apenas para almoçar em um lugar diferente.
Em um espaço exclusivo também é possível realizar eventos corporativos e casamentos.
Planos futuros
O hotel ainda é jovem – completa, neste mês, seis meses desde a inauguração –, mas a administradora já tem planos para incorporar novidades ao espaço. Uma delas é um spa que vai trabalhar com terapias e produtos que usam o vinho como base, como banho de vinho em ofurô. A proposta está sendo desenvolvida junto a uma empresa especializada no serviço.
Outra é a expansão no número de chalés – sem comprometer a exclusividade da proposta do hotel boutique –, que deve ocorrer em 2025.