Rota turística
PR, SC e SP podem ter rota turística voltada à preservação da Mata Atlântica
Rota passará por 63 municípios. | Marcio Isensee e Sa
Um projeto de lei em apreciação no Senado (PL 3.040/2024) pode criar a Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica, abrangendo 63 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A iniciativa tem como objetivo preservar a Mata Atlântica, promover o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis e valorizar os atrativos naturais, culturais e históricos da região. A rota incluirá 19 municípios do Paraná, 13 de Santa Catarina e 31 de São Paulo.
O projeto, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), também busca fortalecer a proteção ambiental e apoiar a regionalização do turismo com programas oficiais. Afinal, segundo o senador, a Mata Atlântica, que já ocupou uma área de 1,3 milhão de km² em 17 estados, hoje tem menos de 30% de sua cobertura original, sendo crucial para o equilíbrio climático, abastecimento de água e preservação de espécies ameaçadas.
Além disso, a iniciativa visa preservar o patrimônio histórico e cultural das comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas que habitam a região.