Faz parte da rotina nos escritórios: sempre tem aquelas pessoas irritantes. Sempre! Entretanto, se relacionar bem, ou pelo menos de maneira cordial com as pessoas, é essencial para manter a boa convivência e a harmonia no ambiente de trabalho. Os especialistas confirmam que para não perder a paciência e se deixar levar pelo calor das emoções, é necessário se valer da inteligência emocional. Ela que mantém o controle da situação sem que você perca a razão.
Para lidar com esse problema, o empreendedor estrangeiro e um dos fundadores da Emprego Ligado – startup que divulga vagas de emprego por mensagem -, Jacob Rosenbloom, reuniu nove dicas para você manter a classe e etiqueta profissional. Acompanhe.
Mesmo com todos os motivos para listar os problemas ocasionados pelo companheiro de trabalho é importante não tratá-lo mal e nem fofocar sobre ele com outros colegas. Atitudes assim podem fazer de você o carrasco e inverter os papéis.
A melhor saída para momentos de conflito com alguém sempre será a conversa. Por mais que seja difícil falar sobre como o outro lhe incomoda, explique com sinceridade e delicadeza e peça sugestões de como é possível melhorar a convivência.
Ser grosseiro não é uma opção que contribuirá para a diplomacia profissional. O importante é não deixar o sentimento de raiva lhe invadir para não perder o controle da situação, muito menos a razão. Pessoas irritantes estão em todos os lugares e também depende de você administrar estas circunstâncias.
O gerente da área, mais do que ninguém, deve estar atento às singularidades de cada um. Caso identifique comportamentos em dissonância à cultura da empresa, reporte o problema sem tom de fofoca e explique os fatos para que seja tomada uma definição.
Agir como se nada estivesse acontecendo quando na verdade esta é uma grande forma de autosabotagem, além de fazer mal à saúde, ocasionando ansiedade e angústia. Confronte o problema, avalie a gravidade e tome uma ação para mudar.
Tente não fazer cara de quem está desconfortável e nem deixe de olhar nos olhos da pessoa enquanto fala sobre questões relativas ao trabalho. Mostre-se imparcial diante do comportamento e das palavras que ele expressar.
Analise o colega que causa irritação e busque saber, com bastante cautela, se outros no trabalho também se sentem incomodados. Certifique-se que o seu ponto de vista sobre a situação tem fundamento.
As pessoas são diferentes e, portanto, vivem e pensam de maneiras diferentes. Não concordar com a maneira que as pessoas escolhem levar a vida não quer dizer que elas estão erradas. Afinal, elas podem pensar o mesmo sobre você.
Muitas vezes um funcionário pode estar passando por problemas familiares ou mesmo no trabalho e, por isso, apresentar problemas de convivência. Tente descobrir o que acontece e se ofereça para ajudar caso seja necessário.
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