Uma convidada que nunca falta no Carnaval curitibano é a chuva e com ela a dúvida do que fazer com as crianças. Não perca a animação. Há várias atividades para fazer dentro de casa, a começar por chamar os amigos e fazer um bailinho particular. Se a ideia é ficar em casa, separe papel, caneta, brinquedos guardados e organize uma festança. Dá até para aproveitar para fazer aquela limpa e separar aqueles brinquedos que de outros carnavais para doação.
Se você quer fugir da folia, com atividades diferentes, o Viver Bem traz algumas dicas de brincadeiras lúdicas, diferentes e muito baratas para fazer com as crianças até o Carnaval passar.
1. Faça uma geleca caseira com apenas três ingredientes
Também conhecida como amoeba, a geleca caseira leva menos de cinco minutos para ser feita e não contém componentes químicos nocivos para as crianças. Aprenda a fazer:
2. Aproveite a festa para fazer uma feira de trocas de brinquedos e de fantasias
Que tal reunir os vizinhos para trocar brinquedos além da festinha de Carnaval? Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente. O mais importante é que as crianças sejam protagonistas das trocas. O importante é o valor afetivo: se a criança cansou do brinquedo ou ele já não causa mais interesse por conta da idade, ela deve ter o direito de trocá-lo.
3. Crie um boliche com materiais recicláveis
Materiais recicláveis podem se tornar qualquer coisa com criatividade e imaginação. Um conjunto de seis garrafas PET somadas a uma bolinha de plástico garantem um programa diferente: boliche. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos (como crepom) e colocar dentro das garrafas.
4. Monte um acampamento dentro de casa
É Carnaval e a bagunça em casa está permitida. Que tal deixar as crianças ocuparem outros ambientes ? Isso definitivamente fará com que os pequenos “mudem de ares” e se mantenham entretidos por bastante tempo. Usando lençóis, grampos, cadeiras e sofás, monte uma cabana recheada de travesseiros e almofadas para as crianças. Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação.
5. Faça o “dia do pijama”
“Se jogar no sofá, ficar assistindo TV, ficar na cama, no meio dos cobertores, isso é importante para as crianças. A sugestão, portanto, é passar o dia todo de pijama com as crianças assistindo a filmes e cozinhando quitutes na cozinha com a participação dos pequenos, em um típico “dia do pijama” com a família toda.
LEIA TAMBÉM