Moda e beleza

Redação

Adeus Photoshop? França exige alerta sobre retoques em fotos de modelos

Redação
10/05/2017 19:00
Thumbnail
A França será o primeiro país a obrigar marcas e publicações a avisar o público sobre qualquer mudança nas imagens de modelos, o retoque digital por meio do Photoshop. A partir de 1º de outubro, a menção “fotografia retocada” precisará aparecer nas imagens quando o recurso for utilizado. O objetivo é prevenir os transtornos de comportamento alimentar entre os mais jovens, que muitas vezes se espelham em modelos magérrimas e imagens modificadas.
O ministério francês da Saúde informou que a obrigação envolve as fotografias inseridas em conteúdos publicitários na imprensa, em cartazes ou em catálogos e folhetos. A determinação foi publicada no Diário Oficial do país e afirma ainda que o anunciante será o responsável por verificar se as fotos adquiridas passaram por retoques.
Em caso de descumprimento da nova lei, as marcas e demais anunciantes terão de pagar multas que chegam a 37,5 mil euros (cerca de R$ 128,7 mil) por imagem.
A discussão sobre a manipulação de fotografias não é nova. Há registros de que na década de 30 as alterações feitas em fotos de atrizes de Hollywood já incomodavam algumas delas. Recentemente algumas famosas e modelos vieram a público reclamar de imagens excessivamente retocadas por publicações e fotógrafos.
A modelo e apresentadora Ana Hickmann publicou, em dezembro de 2015, um post sobre a insatisfação de ver sua foto modificada na capa de uma revista. No post da publicação, que divulgava a próxima edição, a modelo comentou “gente, essa não sou eu”.
A cantora Preta Gil também usou as redes sociais para mostrar sua insatisfação ao ver uma foto sua excessivamente retocada. “Em estado de choque! Não tem como não me indignar, pois fiz essas fotos para capa dessa revista e a mesma foi publicada sem minha aprovação e do fotógrafo. O Photoshop foi feito por conta própria. Aí está o resultado”, escreveu Preta na ocasião.
Veja alguns exemplos de fotos modificadas com Photoshop que já deram o que falar na internet:
Leia também: