Moda e beleza

Bruna Covacci

Jovem cega cria vídeos de maquiagem

Bruna Covacci
22/05/2015 15:45
Thumbnail

Lucy Edwards, de 19 anos, ficou parcialmente cega do olho direito aos 11 anos por conta de uma doença genética rara. Aos 17, perdeu completamente a visão. Sem se deixar abalar pela sua condição, a britânica abriu um canal no YouTube Yesterday Wishes (“desejos de ontem”, em português). Na descrição, ela o define como um local em que se discutem assuntos variados e uma tentativa de preencher a lacuna entre pessoas com e sem deficiências.

Lá, ela relata que “há dias em que desistir parece ser a melhor opção, mas todos podem fazer nada se eles colocaram sua mente para ela”. Os tutoriais de maquiagens chamaram atenção. Nesta semana, um vídeo com um look composto por olhos esfumados com sombra preta e batom vermelho atingiu mais de 50 mil visualizações.

Entre as técnicas destacadas pela jovem, está fazer tudo lentamente, usar ferramentas que permitam esfumar muito bem tanto a sombra quanto a base (um exemplo são as esponjas úmidas) e tatear muito bem o rosto até conhecer pontos-chave da maquiagem, como o côncavo dos olhos e o localizado abaixo das bochechas.
Em uma entrevista ao site BuzzFeed, Lucy revelou que sua irmã, Alice, foi quem a ajudou a criar uma rotina que a permitisse se maquiar sem espelho. Mas ela demorou quase um ano para conseguir pegar o jeito para fazer tudo sozinha, sem errar.
Na entrevista, a jovem disse que chegou a ficar frustrada em alguns momentos e pensou em desistir de tentar, mas sempre acabava se acalmando e começando de novo. “Quando você fica cega, precisa confiar nas pessoas muito mais em relação a sua aparência”, afirmou.
Por aqui
No Brasil também há iniciativas parecidas. Um exemplo é o trabalho do maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, com foco em mulheres cegas ou com pouca visão, chamado Maquiagem para Todas.
Na sua página no Facebook, o expert dos pincéis contou a história de Lúcia Florio, uma arquiteta que ficou tão empolgada com o aprendizado que resolveu criar um blog para motivar outras pessoas com problemas de visão, o Beleza na Ponta dos Dedos.
Lúcia nasceu com a Doença de Stargardt, uma forma de degeneração gradativa da mácula, e começou a perder a visão aos oito anos. Hoje, aos 38, tem somente 7%. O blog estreou em setembro de 2014 e está perto de bater a marca de 100 publicações.