Moda e beleza

Camila Rehbein

SPFW anuncia novo posicionamento em seu calendário

Camila Rehbein
04/03/2016 16:36
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Imagem: Reprodução | Gabriel Cappelletti/ Agência Fotosite

As mudanças na indústria da moda estão agitando a internet.  De um lado temos a resistência da Semana de Moda de Paris (PFW), que começou sua temporada de desfiles com várias grifes discordando totalmente da novidade. Do outro, temos a Semana de Moda de São Paulo (SPFW) que, nesta sexta-feira (4), anunciou mudanças em sua apresentação a partir do próximo ano, aproximando o desfile do varejo.
Um dos mais representativos eventos da moda brasileira, a SPFW completou 21 anos, e em 17 deles, trabalhou junto às marcas em um sistema mais “apertado” de distribuição. O fundador e diretor da SPFW, Paulo Borges, afirma que na época essa era uma opção que fazia parte da realidade do mercado. “Era uma condição imposta pela realidade possível. Era o mais distante que a gente conseguia ficar para organizar o calendário. E não tinha internet, nada disso, era b2b total”, afirma em entrevista ao FFW.
Há 3 anos, porém, a SPFW fez uma mudança necessária no calendário para dar mais tempo aos estilistas produzirem as peças apresentadas nas passarelas. Segundo Borges, essa alteração possibilitou um melhor planejamento do showroom, que agora tinha até seis meses para chegar às lojas. Com a nova alteração, as coleções voltam ao ritmo de produção de 17 anos atrás e, assim como a adaptação de todo o cenário mundial, começam a comercializar as peças logo após os desfiles. “Agora vivemos essa grande mudança e voltamos para a nossa origem, que é fazer o desfile como um instrumento para o consumidor final”, explica.
Paulo Borges adianta que algumas marcas começam a se movimentar com a nova demanda a partir de agora. Vamos esperar para ver que rumos a moda irá tomar e que papel a internet e as redes sociais terão ao longo do tempo. Será que mais mudanças ainda estão por vir?