Saúde e Bem-Estar

Redação com informações da Infomoney

Professora encontra perereca em salada de pote comprada no supermercado

Redação com informações da Infomoney
23/03/2018 14:09
Thumbnail

Nas redes sociais, a professora de Santos, litoral de São Paulo, compartilhou imagens da perereca encontrada na salada. Foto: Reprodução do Facebook

Uma professora de Santos, no litoral de São Paulo, teve uma surpresa ao comprar sua rotineira salada de pote no supermercado na última quarta-feira (21). Ao abrir a embalagem, uma perereca morta estava entre os vegetais.
Em post publicado nas redes sociais, Andressa Diniz conta que tem o costume de comprar a salada, da marca Ateliê do Sabor, no supermercado Dom Constantin, localizado no canal 2. “Sempre compramos, não foi a primeira vez, mas hoje comecei a comer e percebi que tinha algo estranho”, escreveu.
Após a repercussão do ocorrido, um representante do mercado entrou em contato com Andressa sugerindo a troca do produto ou a devolução do dinheiro. “Mas o mercado não tem culpa, ele vende um produto lacrado do fabricante”, disse a consumidora.
A fabricante da salada também contatou Andressa, pedindo desculpas e afirmando que vão averiguar o que realmente aconteceu. “[Ela] me ofereceu uma cesta de produtos da marca, mas confesso que ainda não consigo pensar em comer essa salada”, escreve.
O InfoMoney procurou o Ateliê do Sabor, que não respondeu até a publicação da matéria.

Higienize corretamente a salada

Encontrar uma perereca na salada não é algo tão comum, mas há outras condições de limpeza das folhas e verduras que podem desencadear problemas ainda mais graves à saúde.
Uma salada mal limpa pode estar contaminada com micro-organismos e agroquímicos que geram doenças importantes. Por exemplo, a salmonela e o botulismo, sendo que esse gera paralisia muscular.
Os sintomas mais comuns de quem consumiu alimentos mal lavados vão desde diarreia, vômito, dores abdominais e fraqueza. O cuidado de limpeza vale, inclusive, às hortaliças vendidas em sacos individuais, e que se dizem prontas para o consumo, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Confira o passo a passo de como limpar bem as folhas e hortaliças:

  1. O primeiro passo é lavar as próprias mãos antes de mexer com qualquer alimento. Com isso, você elimina o risco de contaminar a hortaliça.
  2. Limpe, então, os utensílios de cozinha que irá utilizar no preparo do alimento. Garfos, facas, colheres, tábuas de corte, panelas, etc.
  3. Tão logo chegar em casa do supermercado ou feira, lave os alimentos em água corrente e depois coloque-os de molho em uma bacia com água e hipoclorito de sódio a 2,5%. Para chegar à proporção correta, coloque uma colher de sopa de hipoclorito por litro de água. Deixe os alimentos ali por 30 minutos.
  4. Se preferir, troque o hipoclorito por vinagre e deixe os alimentos de molho por 30 minutos. O vinagre matará os ovos de vermes. O hipoclorito diminuirá a quantidade de micro-organismos patogênicos, como as bactérias.
  5. Sempre que possível, consuma os alimentos cozidos. Depois de preparados, guarde o restante na geladeira.

LEIA TAMBÉM