Saúde e Bem-Estar

Além da estética

Denise Drechsel
25/07/2005 01:18
A preocupação da brasileira com a aparência é mundialmente conhecida. E as pernas estão entre as partes do corpo mais exigidas por elas quando o assunto é intervenção estética. Nem pequenas marcas são admitidas. Na esteira desta exigência, os médicos brasileiros vão em busca de novas técnicas, tornando-se por vezes pioneiros nelas.
Os médicos made in Brazil são responsáveis por operações, cujo pós-operatório permite em três meses o desaparecimento completo das marcas das veias problemáticas.
Mas a estética não deveria ser a principal razão para a procura de tratamento às indesejadas marcas azuis na pele. Dores, cansaço e sensação de peso afetam a qualidade de vida de quem tem varizes. “Além da estética, as varizes podem provocar outras complicações, como coágulos de sangue dentro das veias dilatadas, hemorragia e até úlceras varicosas”, afirma Henrique Stahlke, chefe do departamento de cirurgia do Hospital de Clínicas, em Curitiba.
Do total da população, as mulheres são as grandes afetadas pelas distorções nos vasos sangüíneos dos membros inferiores. Cerca de 50% delas terão em algum momento da vida manifestação do distúrbio enquanto que, nos homens, apenas 20% sofrerão com o problema.
O mês de julho costuma ser o mais procurado para a cirurgia. Como no pós-operatório não se pode expor a pele ao sol, é necessário usar meias elásticas e ficar de repouso, o frio aliado às férias é o melhor momento para tirar as veias inconvenientes. Não é à toa que nessa época as cirurgias de varizes chegam a dobrar no país.
denised@gazetadopovo.com.br