Saúde e Bem-Estar

Chá vermelho, branco, amarelo… Qual é o melhor?

Angela Antunes - angelaa@gazetadopovo.com.br
01/11/2009 02:08
Sem dúvida você já ouviu falar de algum chá milagroso que promete emagrecimento rápido. Hoje, não é apenas o chá verde que chega com este mote – basta uma pequena pesquisa para encontrar inúmeras bebidas com a mesma indicação. Mas qual será a diferença? E mais: os produtos cumprem o prometido?
De fato, não se trata de um milagre. O chá, seja ele verde, vermelho, branco ou amarelo, tem propriedades antioxidantes que podem acelerar o processo de emagrecimento. “Estas substâncias eliminam os radicais livres e retardam o envelhecimento”, afirma a nutricionista Vivianne Valle de Souza, professora da Universidade Positivo. Mas não dá para ficar apenas nisso. “Não podemos atribuir ao chá a função de emagrecer. É preciso levar esse consumo com uma dieta equilibrada e atividades físicas”, diz Vivianne.
Todos os chás existentes no mercado que prometem auxílio no processo de emagrecimento têm basicamente as mesmas substâncias. A diferença está no modo de produção. “O chá verde, branco, vermelho e amarelo vêm da Camellia sinensis. O que muda é a forma de preparo do chá e a secagem. O pro­­­ces­­samen­­­to é específico e, por isso, há uma diferença em sua coloração e a concentração de seus princípios ativos”, diz Gisele de Carvalho Döll, gerente de produtos da linha Bioslim, da Herbarium. “O processo de fermentação faz com que o chá tenha quantidades variadas de cafeína e princípios ativos. Mas a diferença é pequena”, garante Vivianne. Portanto, o resultado será essencialmente o mesmo.
A unanimidade é de que não há malefícios no consumo de qualquer um destes chás. “As substâncias presentes nos chás aceleram o metabolismo, então é bastante indicado a quem tem dificuldade de emagrecer”, aponta Vivianne. Vale a pena ir em busca do ideal para o seu gosto, já que a principal diferença entre um e outro é, sem dúvida, o sabor. E aproveite: os chás são bem leves e já preparados sem açúcar ou com pequenas quantidades. Além disso, são várias as opções de sabores agregados: uva, frutas cítricas, abacaxi com hortelã, ma­­­racujá… Boa parte dos chás é instantânea, ou seja, basta misturar com água quente ou gelada, e es­­­tá pronto. Há até uma versão bolso, lançada pela Her­­barium, que contém pastilhas solúveis que po­­­­dem ser tomadas a qualquer hora do dia.
* * * * *
Serviço
Chás Sanavita, venda pelo site www.sanavita.com.br. Preço: a partir de R$ 25,30 o pote com 250 gramas. Linha Bioslim, da Herbarium, venda pela central de relacionamento (0800-723-8383). Preço: a partir de R$ 21,28 pote com 180 gramas.