Na casa da mamãe Graciele Lopes Guedes, 29 anos, inovação é o segredo para fazer seu filho Sandro, de 8 anos, gostar de verduras e legumes. Suflês de legumes, brócolis com molhos diferentes e outros caprichos ajudam o menino a comer de forma mais saudável. Com tendência a engordar, se dependesse dele sua alimentação estaria baseada apenas em chocolates, bolachas, macarrão…
“É bem difícil, pois ele pede bastante. Dá para dizer não, mas é uma batalha. Tanto para ele quanto para nós, que precisamos dar bom exemplo. Não adianta querer que ele coma alguns alimentos saudáveis se a gente também não come. E eu procuro enfeitar bastante as coisas que ele não gosta para deixá-las mais atrativas”, conta.
Para o pai Lenir Gonçalves, 30 anos, que muitas vezes cozinha para o menino, a escola ajuda bastante. “Tem uma nutricionista lá e eles seguem um cardápio saudável à risca”, comemora. “Quando sou eu quem faz a comida, faço sempre alguma coisa sem gordura, uma carne na chapa, verdura, salada”, conta.
Brigadeiro
Mesmo assim, Sandro continua a lutar contra o peso, pois está quatro quilos acima do ideal. “É difícil o apelo da televisão e também dos parentes. Uma vez, em uma festa de aniversário, o vi saboreando um brigadeiro e perguntei quantos ele havia comido. Não dá para proibir, procuro conversar, dizer que ele vai estar mais saudável se emagrecer. Está funcionando”, diz o pai. (DD)
Colunistas
Agenda
Animal