Saúde e Bem-Estar

Os vários estilos da ioga

Amanda Milléo
22/01/2016 16:19
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi | Gazeta do Povo

Poucas pessoas ainda acreditam que o ioga é uma prática calma, tranquila e que cause sono. Quem teve contato com os diferentes formatos modernos, seja através do Bikram ou Ashtanga Ioga, sabe como a reinvenção constante garantiu o sucesso da prática entre os mais jovens, os adultos e também entre os mais velhos.
Quem procura o ioga além dos conceitos espirituais, se depara com movimentos que exigem do aluno uma força física, resistência e reeducação corporal como qualquer exercício físico de academia. Outro lado positivo da prática é conhecer ainda mais da fisiologia e anatomia do próprio corpo enquanto se movimenta.
“O que é o Ioga Streaching? É só uma palavra que dá uma visão diferente do ioga, mas que acaba trabalhando a mesma concepção básica, que é o exercício, a respiração e a postura. É uma reeducação global extremamente eficiente dentro do ambiente fitness”, explica Pedro Jorge Cortes Morales, doutor pela Universidade de Jaén, na Espanha e professor do Departamento de Educação Física da Univille, em Joinville (SC).
Ioga para atletas de alta performance
Um dos papeis pouco conhecidos do ioga é de complementar o treinamento de atletas de alta performance, garantindo resistência física, aumento da capacidade respiratória, do controle mental e do foco. Também por esse motivo ele se encontra, em 2016, como a 10ª tendência fitness para o ano, segundo o Colégio Norte-Americano de Medicina Esportiva.
Crise também é motivo para fazer ioga – O ioga como modalidade de prevenção de lesões, de encurtamento muscular e estresse ainda não é tão conhecido, mas tem crescido o número de pessoas que buscam a prática por esses motivos. O momento econômico e social que o Brasil vive hoje também colabora para isso, segundo Daniela Reis, professora de ioga e proprietária do espaço Gaya Bem-Estar.
“Em um período de crise, é importante que você esteja bem e que cuide de você, aprenda a relaxar, a se controlar para não ser tão reativo e se estabilize. O ioga ajuda nisso, a regular a sua vida, mesmo com todas as incertezas.”
Daniela Reis, professora de ioga e proprietária do espaço Gaya Bem-Estar.
Quer um ioga mais moderno? Os estilos de ioga que são mais próximos do fitness das academias são Vinyasa; Iyengar; Bikram e Ashtanga.
Fontes: Pedro Jorge Cortes Morales, doutor pela Universidade de Jaén, na Espanha e professor do Departamento de Educação Física da Univille, em Joinville (SC) e Daniela Reis, professora de ioga e proprietária do espaço Gaya Bem-Estar. Serviço: Decathlon. Rod. BR 116, 10000. (41) 3073-0201. Centauro. Shopping Mueller. Av. Cândido de Abreu, 127. Crossfit Barigui. Rua Augusto Stresser, 1619. Alto da XV. (41) 3149-0202. Tatiane Semchechem Lins Souza (pela pulseira Gear Fit, da Samsung).