Saúde e Bem-Estar

Vale a pena ter um personal trainer?

Amanda Milléo
22/01/2016 22:00
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi. | Gazeta do Povo

Cada vez mais as pessoas têm percebido que fazer um exercício físico não é uma atividade comum a todos, mas bem personalizada. Tanto o local onde se faz, o tempo em que leva para realizar cada movimento e até mesmo quem está próximo são fatores que podem influenciar os resultados. O papel do personal trainer tem crescido com essa descoberta, e não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil – apesar da diferença de valores.
Quanto maior for a individualidade do exercício, mais fácil será para a pessoa gostar e, principalmente, se manter na vida ativa. Além disso, mais pessoas buscando esses serviços, a tendência é que o preço reduza, tornando a prática ainda mais atrativa ao público em geral.
Um dos principais benefícios em se buscar um personal trainer é ter certeza de fazer os movimentos de forma correta, com risco reduzido de lesões. Os personal trainers são profissionais de educação física formados e, muitas vezes, especializados – situação que coloca o Brasil na vanguarda da prática mundial.
Brasil na frente de todo mundo
O diferencial do Brasil em relação ao resto do mundo no campo da educação física é ser o único país onde o profissional de educação física tem a profissão reconhecida. Lá fora, a graduação é algo aberta, e aqui temos uma formação mais fechada.
Antes de contratar o personal ideal, alguns cuidados são essenciais:
Personal trainer não é vídeo trainer
Esqueça o vídeo trainer ou internet trainer. Para ter os benefícios de um personal trainer, as aulas precisam ser presenciais, ao menos no começo. Isso garantirá que você faça os movimentos de forma correta e não prejudique seu corpo.
Sempre peça um plano de trabalho
Acima de tudo, o personal trainer é um profissional que prestará um serviço. Logo, ele deverá apresentar um plano de trabalho com metas, previsão de tempo, média de rendimento e possíveis resultados. Nunca abdique desse contrato.
Confira a formação do profissional
Não basta ser musculoso ou bonitinho, o personal trainer deve ter um conhecimento básico de pelo menos quadro disciplinas: anatomia humana, cinesio biomecânica, fisiologia e princípios de treinamento desportivo.
Fontes: Cristiano Parente, personal trainer da Koatch, eleito o Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014, pelo concurso Life Fitness, Personal Trainer to Watch; Pedro Jorge Cortes Morales, doutor pela Universidade de Jaén, na Espanha e professor do Departamento de Educação Física da Univille, em Joinville (SC). Serviço: Decathlon. Rod. BR 116, 10000. (41) 3073-0201. Centauro. Shopping Mueller. Av. Cândido de Abreu, 127. Crossfit Barigui. Rua Augusto Stresser, 1619. Alto da XV. (41) 3149-0202. Tatiane Semchechem Lins Souza (pela pulseira Gear Fit, da Samsung).