Artistas curitibanos
5 lugares para conhecer melhor a Curitiba de Leminski
Ruínas de S. Francisco. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Paulo Leminski, um dos nomes mais importantes da cultura curitibana e paranaense, estaria de aniversário neste sábado (24), completando 80 anos. Para celebrá-lo, preparamos um roteiro com cinco lugares que fizeram parte do dia a dia do poeta para que curitibanos e visitantes possam conhecer melhor a Curitiba de Leminski.
Livraria do Chain
Como jornalista, publicitário, escritor e poeta, Leminski tinha o costume de procurar novidades nas lojas das Livrarias Ghignone e da Livraria do Chain. A Ghignone não existe mais, mas a Livraria do Chain segue sendo uma importante livraria de rua da cidade.
Endereço: R. Gen. Carneiro, 441, Centro, Curitiba - PR.
Bife Sujo
"O Rio é mar. Curitiba é bar", disse o poeta. Por isso, eles tinha alguns entre seus preferidos. No antigo Stuart, por exemplo, sentava sempre à mesma mesa. No Bife Sujo, bebia um drink feito com vodka, Martini, limão e gelo, que mais tarde entrou para o cardápio como Drink Leminski.
Endereço: R. Saldanha Marinho, 479, Centro, Curitiba - PR
Ruínas de São Francisco
“De todos os tipos de edifícios, só um me interessa, a ruína. É a ruína que dá sentido à cidade”, Lemiski em “Ler uma cidade: o alfabeto das ruínas”.
As ruínas localizadas na Praça João Cândido, que o encantavam pelo fato de serem resquícios de uma construção abandonada, ganharam um texto exclusivo do autor intitulado “Ruínas minhas de S. Francisco”.
Endereço: Av. Jaime Reis, S/N - São Francisco, Curitiba - PR
Templo das Musas
"Às vezes tenho a impressão
de que sou reencarnação
de Dario Vellozo
de que sou reencarnação
de Dario Vellozo
Dele tenho o exemplo
essa mania por templo
e um olhar curioso", Lemiski.
essa mania por templo
e um olhar curioso", Lemiski.
Fundado pelo poeta Dario Vellozo em 1918 e com uma biblioteca com cerca de 10 mil volumes, o templo era motivo de fascínio para Leminski, principalmente por sua identificação com Vellozo e com o simbolismo.
Endereço: Rua Professor Dário Veloso, 460, Vila Izabel, Curitiba - PR
Endereço: Rua Professor Dário Veloso, 460, Vila Izabel, Curitiba - PR
Teatro do Paiol
Inaugurado em 27 de dezembro de 1971, o local foi onde Leminski apresentou suas composições ao público pela primeira vez, em 1975.
Endereço: R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho, Curitiba - PR