Encontros

O boi não lambe

Nariz Solidário
Nariz Solidário
10/06/2024 17:40
Thumbnail
Por Palhaço Rosenvelt & Palhaço Frutuoso (Eduardo Roosevelt e Felipe Frutuoso), Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
Dias atrás, Joaquim fez todos do espaço ficarem nervosos com suas peripécias. Chegamos a um grupinho no corredor e dois rapazes apontaram para ele, que vinha lá no início do corredor, enquanto comentavam sobre seus descontentamentos com suas ações.
Eu e Frutuoso, que costumamos andar com um rolo de papel higiênico no pescoço, para emergências diversas, esculpimos no papel uma rosa e a entregamos para aquele homem de grande estatura e que se aproximava a passos lentos. Ao receber a rosa, Joaquim ficou surpreso, esboçou um sorriso, relaxou os ombros e disse: "Vocês moram no meu coração, não pagam aluguel e boi não lambe".
Repetimos com ele aquele verso em coral e entoado quase em canção, e saímos adiante compartilhando nos demais encontros que tivemos nesse dia. Quando alguém nos abordava de forma agradável, dizíamos: “Você mora no nosso coração, não paga aluguel e o boi não lambe”. Aquela frase ficou em nós durante e após aquele encontro, e fomos pesquisar o significado.
Em nossa pesquisa encontramos um misto de histórias, dores, lutas e significados carregados de profundidade, onde, para nós, vindo de Joaquim, ficou claro tratar-se de seus mais sinceros agradecimentos, de cuidado, generosidade, afetuosidade e ancestralidade. Não vimos mais Joaquim, mas sempre que visitamos a unidade recordamos o boi que não lambe e nem nos lambeu.
Leia mais uma história do livro "Encontros, risos e outras molduras: um breve retrato da arte da palhaçaria em hospitais": Um belo banquete.