Saúde e Bem-Estar

7 dicas para as mães não surtarem

Camila Tremea, especial para a Gazeta do Povo
26/02/2016 12:24
Thumbnail

imagem: shutterstock

Não importa a idade das crianças – claro que quanto menor mais dependente -, mas o fato é que criar os filhos não se trata somente de educar e dar amor. Um série de tarefas está relacionada à rotina deles e, em muitos casos, as mães são as grandes responsáveis, sem contribuição alguma do cônjuge (se ainda existirem). Por isso, o Viver Bem reuniu algumas dicas libertadores para você, mamãe, organizar cada minuto do seu dia sem deixar de lado sua autoestima e bem-estar. Acompanhe.
imagens: pixabay
imagens: pixabay

1. Faça um planejamento

Parece coisa de exército, mas acredite, funciona. Consultas médicas, reuniões da escola e até o cardápio da semana. Com tudo isso anotado e à vista, você não precisa se estressar para lembrar das coisas. Mas lembre-se: as coisas não estão engessadas e podem sofrer alterações.
imagem: pixabay
imagem: pixabay

2. Determine as prioridades

Algumas tarefas são realmente importantes e não podem – simplesmente – serem eliminadas do planejamento. Por isso, concentra sua energia nelas. A lista é interminável e, provavelmente, você não conseguirá cumprir todas elas. Estabeleça pequenas metas e verá como seu dia foi produtivo.

3. Desfrute da tecnologia

Hoje em dia existem aplicativos para quase tudo. E o melhor: muitas coisas você pode fazer on-line, como as compras, por exemplo. Agendas e lembretes também são libertadores. Um toque e o seu celular acaba de lembrá-la da consulta médica.
imagem: shutterstock
imagem: shutterstock

4. Crianças podem ajudar

A maioria das crianças acha divertido participar dessas tarefas. Eles podem fazer coisas simples como dobrar toalhas, arrumar a mesa e guardar os brinquedos. Também mostre para eles como é importante esperar. Com o tempo, eles irão compreender que você tem outras tarefas que não cuidar deles.
imagem: shutterstock
imagem: shutterstock

5. Distribua as tarefas

Nunca sinta-se mal por pedir ajuda ao cônjuge. Aliás, é óbvio que ele deve ajudar. São tantas coisas que podem ser divididas, como levar às crianças para escola ou para uma consulta, preparar a mamadeira e trocar a fralda, ou até preparar o jantar e lavar a louça.
imagem: pixabay
imagem: pixabay

6. Não espere a perfeição

Seja feliz com soluções parciais. Não é exatamente como você gostaria, mas as coisas não são mesmo perfeitas. Aliás, nunca serão. Tem dias que não conseguirá fazer tudo, mas provavelmente você terá feito um monte de outras tarefas essenciais.
imagem: pixabay
imagem: pixabay

7.  Faça coisas que você gosta

Aproveite aquele momento em que as crianças estão dormindo para fazer coisas por você. Tirar uma soneca, fazer um exercício, ler um livro, cuidar da beleza. Precisa sair de casa? Peça ajuda de um familiar ou amigo para cuidar dos pequenos. Faça de você uma prioridade também!

Enquete

Como você escolhe a alimentação do seu pet?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!