Comportamento

Juntos há 70 anos, casal comemora a cumplicidade da vida a dois

Bruna Covacci
18/01/2016 09:00
Thumbnail

Silvio Francisco Ribeiro, 96 anos, e Maria de Lourdes Martins Ribeiro, que vai completar 90 anos no próximo dia 21 de janeiro, na comemoração dos seus 70 anos de casados. Foto: Guilherme LaaRS/Arquivo Pessoal.

Silvio Francisco Ribeiro, 96 anos, e Maria de Lourdes Martini Ribeiro, que vai completar 90 anos no próximo dia 21 de janeiro, na comemoração dos seus 70 anos de casados. Foto: Guilherme LaaRS/Arquivo Pessoal.
No dia seguinte à publicação da matéria “Amor Eterno”, na edição de fim de semana do Viver Bem de 9 e 10 de janeiro, fomos procurados pela engenheira mecânica Caroline Ribeiro, que garantia a reportagem de que precisávamos conhecer mais uma linda história, a dos avós dela. Era verdade! Silvio Francisco Ribeiro, 96 anos, e Maria de Lourdes Martini Ribeiro, 90 anos, comemoraram bodas de vinho (70 anos) em 2015.
“Vinho”, inclusive, é a melhor palavra para definir o amor dos dois, que, segundo Silvio, fica cada vez melhor. Os dois se conheceram em Imbituva, município localizado na região centro sul do Paraná. “Quando a vi jogando vôlei com outras mocinhas foi amor à primeira vista”, contou o comerciante aposentado. Pouco tempo depois, os dois se casaram e foram morar em Irati, onde viveram 23 anos. Em 1968, os dois vieram para Curitiba.
“Ela é tudo na minha vida. Estes anos ao lado dela têm sido muito felizes. Nosso casamento deu certo, tenho uma família feliz e muito unida”, diz ele. No vídeo gravado no dia da celebração dos 70 anos de casamento, ele disse emocionado: “ser rico é ter uma família como eu tenho e, por isso, eu agradeço aos meus filhos, netos e bisnetos, em nome de nós dois que estamos comemorando essa data”.
Diálogo e tolerância
Quando perguntado sobre o segredo do amor duradouro uma resposta simples: “em primeiro lugar é querer bem. Depois tem que saber entender, dialogar e tolerar”, disse. Tudo isso com um pouquinho de alegria e vinho, é claro. A cumplicidade é tanta que, até hoje, os dois passam o dia inteiro juntos. “Saímos para passear, para fazer algumas compras. Ela gosta de frequentar a igreja e eu a acompanho. Às vezes até viajamos”, conta. Silvio, sabe que o mais importante na sua vida é isso: estar ao lado de Lourdes e acompanha-la onde quer que seja.
“Passar 70 anos juntos só prova o quanto nosso relacionamento deu certo. Nunca cansamos um do outro e sempre fomos pacientes. Assim a gente vai levando até o fim da vida”, brinca Maria de Lourdes. Ela lembra que entre o namoro e o casamento se passaram cinco anos: “quando começamos a namorar eu estava ainda no colégio, tinha 14 anos. Nesse meio tempo, ele ainda precisou trabalhar em Curitiba por dois anos. Além de esperar ele voltar eu tive que ser paciente até ter idade para casar”, conta.
Agora, na terceira idade, dona “Dude”, como é chamada pela família, fala que o que mais aparece no relacionamento é a amizade sincera. “Somos muito companheiros. Quando a gente era moço até brigava por besteira. Agora não. Só ficaram as coisas boas e as grandes vitórias da vida”, salienta. Da união vieram três filhos, seis netos, alguns “agregados” e dez bisnetos.
Assista ao vídeo: