Os maquiadores são unânimes ao falar de blush: faz a diferença na maquiagem e pode arruinar um bom make. A maquiadora da Contém 1g Ana Costa diz que a cor da pele deve fazer um contraste leve com a cor do blush. “O tom do cabelo também pode ser levado em conta, mas é o da pele que influencia na escolha”, afirma. Ela explica que quem tem cabelos ruivos, por exemplo, deve evitar tons avermelhados para as bochechas.
Assim como os tons amarronzados – os chamados “de contorno” – ajudam a harmonizar ângulos faciais, os coloridos dão um aspecto saudável, deixando o rosto mais corado. O maquiador e porta-voz de O Boticário, Fernando Torquatto, lembra um truque antigo e infalível em seu livro Maquiagem: beliscar delicadamente o centro das bochechas ou observá-las após um banho quente ou atividade física. O tom que aparecer é o mais natural para a pele.
Tendência
O verão terá faces sutilmente coloridas e cintilantes. No lançamento da MAC de agosto, a coleção Heavenly Creature traz blushes para todos as cores de pele, todos com pigmentos dourados. Pêssego, coral e tons terrosos também terão vez, como apontam as escolhas da Contém 1g e de O Boticário para a linha Make B. “A maquiagem para o verão será leve, e o blush aparece para dar aquele tom saudável e levemente bronzeado”, explica Sarah Anjos, maquiadora do Centro de Formação Lady & Lord.
Para os lábios e bochechas, as cores ficam mais discretas e a aposta para as sombras são cores fortes e vivas. “A tendência é ser uma maquiagem fina, leve e sofisticada, com um blush mais terroso na pele natural, com iluminador em cima”, diz Sarah.
Como aplicar
– Prefira o pincel chanfrado para aplicar o blush, pois seu formato permite várias possibilidades de aplicação: o saudável, linha diagonal e até mesmo o de contorno.
– Passe o pincel levemente no pó e bata para tirar o excesso. Aplique aos poucos, em ambas as bochechas, para ver o efeito.
– Esfume bem o produto para dar um ar natural.
– Tente escolher a tonalidade do blush de acordo com a do batom, mas cuide na intensidade: um batom mais forte pede um blush mais ameno.
– Se você passou um tom de blush que não combinou com a maquiagem ou seu tom de pele, remova e aplique outro.
Colunistas
Agenda
Animal