Moda e beleza

Bruna Covacci

Taís Araújo levou 5 anos para voltar ao cabelo natural

Bruna Covacci
09/12/2016 10:02
Thumbnail

Taís Araújo ostenta os cabelos volumosos na sua personagem Michele, de Mr. Brau. Foto: Rede Globo.

Os movimentos voltados às mulheres cacheadas estão ganhando cada vez mais força. Negras e crespas estão se juntando para superar o preconceito da sociedade e deixar de lado os padrões estéticos que apontam os fios lisos como modelo ideal. Na terça-feira (06), a atriz global Taís Araújo também se manifestou sobre o assunto, contando sua experiência de transição capilar que tem como objetivo voltar aos fios naturais e estimular que as mulheres se amem da forma que são e se sintam cada vez melhor com sua imagem.
LEIA MAIS:
Personagem Preta, de "Da Cor do Pecado". Foto: Rede Globo.
Personagem Preta, de "Da Cor do Pecado". Foto: Rede Globo.
Quando terminou a novela “Da Cor do Pecado”, em 2004, tomou a decisão de fazer a sua transição capilar. “Eu queria deixar meu cabelo natural depois de tantos anos usando química. Eu nem me lembrava de mais de como ele era”, escreveu. Com a ajuda do cabeleireiro Wilson Eliodorio, aprendeu a cuidar dos cachos: “tive paciência e criatividade para encontrar penteados, escovas e tranças”, diz. A atriz explicou que passou por este momento de transição quando todo mundo podia ver.
Ellen, de Cobras e Lagartos. Foto: Rede Globo.
Ellen, de Cobras e Lagartos. Foto: Rede Globo.
Quando viveu Ellen, em “Cobras e Lagartos”, em 2006, estava em transição. Com Alícia, de “A Favorita”, 2008, a mesma coisa. “Depois de passar por isso tudo e conquistar o cabelo que eu queria passei a tesoura, cortei bem curtinho e comecei tudo novamente”, brincou.
Alícia, de A Favorita. Foto: Rede Globo.
Alícia, de A Favorita. Foto: Rede Globo.
Taís diz que talvez isso tenha sido uma maluquice, mas entende que compartilhar a história dela com mais pessoas é a prova de que, apesar da espera ser difícil, vale a pena por poder se olhar no espelho, se reconhecer e gostar de si mesmo na sua essência, na sua forma natural. O processo da atriz levou mais de 5 anos. “Mudar também é legal, vale tudo! Lisa, cacheada, crespa ou careca… Não importa! Seja você mesmo e sinta-se bem da forma com que você quiser”, finaliza.
Em "As Empreguetes", 2012, Taís Araújo já tinha voltado para os fios naturais.
Em "As Empreguetes", 2012, Taís Araújo já tinha voltado para os fios naturais.
Como funciona a transição capilar?
Cabelo de Taís Araújo em "Geração Brasil", 2014. Foto: Rede Globo.
Cabelo de Taís Araújo em "Geração Brasil", 2014. Foto: Rede Globo.
Em 2012, uma pesquisa da Unilever, realizada pela Kantar Worldpanel, mostrou que apenas 30% das mulheres com cabelos cacheados usavam cabelos naturais. Sabrinah Giampá, autora do “O Livro dos Cachos”, sabe que este número não para de aumentar. E para estimular cada vez mais mulheres a assumirem os seus cabelos naturais ela explica o “Big Chop” (grande corte em tradução livre). É o momento onde se corta todo o cabelo alisado – muitas vezes ficando com um Joãozinho. Este é outro problema que algumas mulheres enfrentam: muitas não têm coragem de deixar os cabelos curtinhos, pois acreditam que encurtar as madeixas também as deixa menos femininas.
Depois de encarar o Big Chop uma das dicas da autora é a de cortar os fios a cada dois ou três meses. “Mesmo que você pretenda cortar toda a parte alisada de uma vez, é sempre possível livrar-se das pontas secas que camuflam o crescimento dos fios”, diz. Usar uma vez por semana um xampu antiresíduo ajuda a remover a química, mesmo que superficialmente. O problema é que seu uso exagerado pode remover ressecar demais as madeixas. “Use uma vez por semana e combine depois com uma boa hidratação”. A outra dica é a de evitar componentes petrolados no xampu ou condicionador. “Estes ingredientes criam uma barreira impermeável nos fios, evitando que absorvam ativos hidratantes como os óleos naturais”, diz.
Confira diferentes penteados feitos por Taís para curtir seu cabelo natural: 
#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 50%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */