Saúde e Bem-Estar

Fernanda Brun, especial para a Gazeta do Povo

Saiba como evitar aquela dor lateral intensa que aflige após exercícios físicos

Fernanda Brun, especial para a Gazeta do Povo
28/08/2018 17:00
Thumbnail

Na maioria das vezes, diminuir a intensidade da atividade física ou fazer uma pequena pausa deve amenizar o desconforto. Foto: Bigstock

Algumas dores são nossas velhas conhecidas. Desde pequenos, durante a aula de educação física ou no futebol com os amigos, já sentimos aquela dor lateral na barriga, tão aguda que nos obriga a fazer uma pausa. Quando adultos, ela pode chegar durante uma corrida, o basquete do final de semana e outros exercícios físicos mais intensos.
Luiz Gustavo Marin Emed, cardiologista e médico do esporte no Hospital Cardiológico Costantini, explica que a dor é uma resposta a algum desconforto do nosso corpo durante atividades físicas mais intensas. “A dor é a representação de
que algum órgão no nosso corpo está respondendo inadequadamente durante o esforço físico”.

Outros motivos

Além das causas citadas, existem diversas outras causas – cabe uma boa avaliação médica para definir. É importante saber que a dor pode sinalizar problemas mais graves. “O mais preocupante é a doença coronariana. Nós, cardiologistas, sempre alertamos que do umbigo para cima e do queixo para baixo, devemos afastar a possibilidade de doenças do coração”, alerta Emed.
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)

Corrigir o problema depende diretamente da identificação do que está o causando. Ao senti-lo, o ideal é perceber se há outros sintomas e entender se existe algum padrão nas ocorrências.

Na maioria das vezes, diminuir a intensidade da atividade física ou fazer uma pequena pausa deve amenizar o desconforto. Caso contrário, procure um médico especialista para avaliar o quadro doloroso. “Esta é a forma eficaz de evitar que a dor persista e que tenha maiores complicações”, completa o médico.

Causas mais comuns

>> Respiração incorreta: ao engolirmos ar durante a inspiração pela boca, podemos causar a distensão das alças intestinais – que geram o desconforto.
>> Postura inadequada: A desatenção com a postura pode irradiar dor para a parede abdominal, causando a fisgada.
>> Alimentação: O consumo excessivo de líquidos, principalmente gasosos, como refrigerantes, pode ser responsável pela dor. Além disso, comidas pesadas podem distender o abdome e dificultar a absorção de nutrientes – outros responsáveis pelo desconforto. Caso a atividade física esteja no seu cronograma do dia, prefira uma alimentação leve.
> Prática inadequada do exercício Realizar a atividade física em um ritmo inadequado, muito acima da zona de conforto, pode gerar a contração de órgãos e músculos, ocasionando a dor lateral. O ideal é seguir um programa de treino adequado ao seu preparo físico, respeitando a intensidade que o seu corpo pode suportar. Com uma progressão de esforço planejada, as chances de sentirmos desconfortos diminuem.
LEIA TAMBÉM