Saúde e Bem-Estar

Redação

Ivete Sangalo está grávida de gêmeos; gestação tardia tem riscos e benefícios

Redação
13/09/2017 16:00
Thumbnail

Ivete Sangalo é mãe de Marcelo, de 7 anos, e agora está grávida de gêmeos (Foto: reprodução Instagram da cantora)

A cantora baiana Ivete Sangalo anunciou, via redes sociais, que está grávida de gêmeos. Ela já havia comentado em outras entrevistas o desejo de ser mãe novamente e dar um irmão para o filho Marcelo, de 7 anos.
A novidade ficou por conta do número de bebês: dois, e pela idade da artista. A cantora completou 45 anos, em maio deste ano, o que sugere uma gestação tardia, com riscos, mas também benefícios.
Doenças e cuidados com a saúde na gestação tardia
Mulheres grávidas depois dos 40 anos de idade têm um risco aumentado da incidência de diabetes gestacional, hipertensão relacionada à gravidez, abortamentos espontâneos, prematuridade e distócia funcional – quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada.
Para o bebê, os riscos se associam a alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, como a síndrome de Down.
Por outro lado, mulheres que engravidam sem a ajuda de técnicas ou medicamentos nesta idade têm uma tendência a viverem mais. Isso se deve ao fato de um estrogênio, hormônio feminino, continuar a ser produzido em abundância – tornando as mulheres férteis. De forma geral, porém, as chances de engravidar a partir dos 40 anos diminuem bastante.
No lado comportamental, mulheres mais velhas estão em uma fase da vida em que são mais maduras, e tem grande experiência para educar os filhos. Por mais que não tenham a mesma energia e disposição que antes, poderão ter mais paciência e equilibrar os sentimentos de perda de liberdade.
LEIA TAMBÉM