Vida Botânica
Plantas nativas: o que são e qual sua importância para os jardins?
Jabuticabeira | Bigstock
Muito se escuta sobre plantas nativas na natureza, mas você sabe por que devemos inserir estas espécies nos nossos jardins? Bem, as plantas nativas são plantas que ocorrem naturalmente em certas regiões ou ecossistemas, com características climáticas e geográficas definidas que possibilitam seu desenvolvimento e reprodução. Ou seja, uma planta nativa de uma região significa que ela teve sua origem ali e não foi inserida no meio por atividades humanas.
Em território brasileiro, são mais de 46 mil espécies nativas, segundo estudo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro feito em 2020. Dentro dessas 46,9 mil espécies nativas, quase metade é endêmica, ou seja, ocorre somente no Brasil e em mais nenhum local do mundo de forma natural. Esses números impressionantes nos mostram como nossa flora é rica e diversa.
Trazer mais plantas nativas para os nossos jardins vai muito além de questões estéticas, já que nossa flora é realmente exuberante e chamativa. Tais espécies contribuem com a fauna local, garantindo a biodiversidade e a manutenção de espécies de insetos, mamíferos, anfíbios, répteis e aves.
Além disso, manter os jardins com espécies nativas pode ser mais duradouro a longo prazo, considerando que são espécies mais adaptadas às mudanças do clima ao longo do ano, bem como às diferenças de temperatura, à ocorrência de geadas e ao regime de chuvas.
Outro ponto importante quando se fala de plantas nativas é a manutenção e a conservação dos solos e dos rios. Algumas plantas exóticas causam problemas por serem de fácil dispersão, o que acaba por prejudicar o crescimento de espécies nativas. Desta forma, o solo acaba “empobrecido” por não ter mais diversidade de plantas de diferentes portes (árvores, arbustos e herbáceas) e micro-organismos. Por isso, as espécies nativas também contribuem para a regeneração destas áreas, garantindo a conservação dos recursos naturais.
Nativas
Aqui estão algumas espécies nativas brasileiras para você conhecer:
- Jabuticabeira
- Quaresmeira
- Ipê amarelo
- Helicônia
- Guaimbê
- Peperômias
- Marantas e calateias
- Pacová
Duas questões importantes antes de você comprar espécies nativas para o seu jardim:
- Certifique-se de que a produção das mudas seja correta e sustentável, sem exploração ilegal em florestas;
- Estude sobre as espécies e suas necessidades, para garantir que estarão em um local adequado.