Moda e beleza

Roberto Couto

Rio de Janeiro volta a ter semana de moda em junho

Roberto Couto
23/03/2016 10:55
Thumbnail

Desfile da marca Totem durante a edição de 2012 do Fashion Rio, que será substituído pelo Rio Moda Rio. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo | AFP

Órfãos de uma semana de moda desde 2014, quando a Luminosidade anunciou o fim do Fashion Rio, a capital carioca volta a ter um evento com desfiles entre os dias 14 e 18 de junho. O Rio Moda Rio é o novo projeto de Duda Magalhães, da Dream Factory, responsável pelo Rock in Rio; e Luiz Calainho, da L21, à frente da Art Rio. Os detalhes da semana de moda, como a proposta, as marcas participantes e o local, estão sendo mantidos em segredo. A única informação a mais é que paralelamente também haverá uma programação cultural. Extraoficialmente, no entanto, a informação é que o evento ocorrerá no Píer Mauá, no centro do Rio.
LEIA TAMBÉM
Vale lembrar que, quando foi anunciada a descontinuidade do Fashion Rio, a Luminosidade chegou a prometer que o evento voltaria no verão 2015/2016 com formato reformulado, dando destaque para a moda praia. Além disso, foi informado na época que um fórum, que reuniria empresários cariocas e estilistas representativos da moda local sob coordenação de Oskar Metsavaht, designer e proprietário da Osklen, iria criar uma nova proposta para o evento da capital fluminense. A ideia não virou realidade até agora.
Fashion Business
Apesar de estar sem uma semana de moda, a Cidade Maravilhosa conta com uma iniciativa da empresária Eloysa Simão para o segmento. O Fashion Business Rio é um salão de negócios, que no ano passado teve a participação de 50 marcas do estado. Segundo Eloysa, o evento também tem a missão de discutir sobre as diversas etapas da cadeia produtiva da moda e do varejo. Além disso, há um desfile com marca locais. O último evento ocorreu em outubro do ano passado no Píer Mauá.