Comportamento

Camila Rehbein

5 segredos para evitar brigas no relacionamento

Camila Rehbein
26/04/2016 22:00
Thumbnail

Casal criou mecanismos para evitar as brigas enquanto viajam pelo mundo | Foto: Divulgação

O relacionamento a dois nem sempre é regado a flores e em alguns momentos é importante respeitar o espaço um do outro. Porém em alguns momentos, espaço é o que menos se tem, situação vivida pelo casal Plácido Salles e Mariana Beluco, que há menos de seis meses começaram uma viagem ao mundo que deve durar mais de três anos.
Detalhe: os 170.000 km serão percorridos em um motorhome adaptado e totalmente transformado em um pequeno “apartamento. “É difícil nos separarmos, mas sempre que ficamos mais tempo em algum lugar, naturalmente cada um vai fazer as suas coisas”, comenta Plácido. Por estarem sempre na estrada, o casal de educadores confessa que são bem poucos os momentos em que estão realmente longe um do outro, e que respeitar a individualidade é o primeiro segredo para evitar brigas o tempo todo.
Para continuarem com o relacionamento saudável, eles explicam que existem alguns pontos que precisam ser estabelecidos – tanto em situações como essas quanto na rotina normal do dia a dia. Eles destacam que o segundo segredo é o relacionamento baseado na conversa. “Muitas dessas brigas acontecem por falta de conversar ou por puro orgulho de algum assunto, que deixamos de lado até que aquilo toma uma proporção grande e chega a uma briguinha tola”, conta Mariana.
LEIA TAMBÉM:
Motorhome foi adaptado para a viagem e é o lar do casal pelos próximos três anos | Foto: Divulgação
Motorhome foi adaptado para a viagem e é o lar do casal pelos próximos três anos | Foto: Divulgação
A coach em relacionamento, Cátia Damasceno, é importante ficar atento aos pequenos detalhes para evitar que a “xícara” fique cheia demais e transborde com os problemas do dia a dia. “O grande segredo é não se deixar abalar por essas pequenas coisas, porque quando a gente convive acabamos conhecendo o outro”, explica. A especialista ainda pontua que no início de um relacionamento, no namoro por exemplo, as pessoas conhecem apenas 20% do parceiro e que os outros 80% só começam a ser descobertos com o relacionamento diário.
O casal bate o martelo sobre o assunto e conta que o início da viagem foi o mais difícil para o relacionamento. “Por incrível que pareça, o mais difícil foi o começo quando ainda não estávamos acostumados com o convívio tão próximo. Nunca tínhamos morado juntos antes. Agora já conhecemos bem os limites um do outro e já desenvolvemos mecanismos para conviver de forma mais tranquila”, contam.
Outro ponto importantíssimo destacado por Mariana e Salles, é deixar o orgulho de lado e esperar as emoções se aquietarem antes de abrir a boca para falar alguma coisa. “As emoções nos deixam burros demais”, explica Mariana, “tente deixar o orgulho de lado e não faça coisas que possam irritar o outro, e valorize o que há de melhor sempre”. Fazer brincadeiras como forma de surpreender o outro e valorizar as risadas no relacionamento são os outros segredos de quem compartilha um pequeno espaço e os próximos 1.260 dias, assim, bem juntinhos. E eles ainda acrescentam: quem faz o romantismo são as pessoas e não o lugar.