Comportamento

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo

Como contornar situações embaraçosas em festas

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
12/08/2014 14:14
Quebrei uma taça, puxou o fio da minha meia-calça, me vesti de traje esporte fino num evento super formal… Como faço para sair desses constrangimentos? Conversamos com a consultora de imagem e etiqueta social Cíntia Demori para descobrir como contornar certas gafes com elegância e educação.
1. Quebrei meu salto
O ideal, de acordo com a consultora de etiqueta social, é ir embora. Porém, ir a uma loja próxima – se o horário e o local da festa ajudarem – e comprar um novo par de sapatos pode ser uma boa saída. “Se o evento permitir que você fique sentada, sem caminhar muito, dá para contornar”, explica a profissional. O proibido, nesse caso, é andar descalço.
2. Serviram um prato que não gosto
O jeito é disfarçar e comer. “Normalmente, um prato não é composto de uma coisa só. Ele vem com acompanhamentos, guarnições. O adequado é que você coma tudo o que der para comer”, sugere Cíntia. De jeito nenhum avise ao anfitrião que você não vai comer ou que não gosta do que foi servido.
3. Chamei um convidado com o nome errado
Se você mesmo percebeu o erro, peça desculpas e corrija na hora. Se caso o próprio convidado fizer a correção, se desculpe e continue a conversa. “Quando se pede desculpas demais, a gafe aumenta e a situação fica constrangedora para as duas partes”, salienta a consultora de etiqueta.
4. Brigas e discussões de terceiros
Jamais se envolva em brigas ou discussões que não lhe dizem respeito. O ideal, segundo Cíntia, é fazer de conta que não está percebendo a situação. Se tiver como sair de perto, mudar de mesa ou dar uma volta pelo salão, melhor.
5. Errei feio na escolha do traje
Neste caso, o tipo de postura depende de cada um. Se o incômodo for muito, o melhor mesmo é voltar para casa. Mas se você tem estilo suficiente para sustentar o erro, continue na festa e tenha cuidado para apresentar boa postura e conversa. “Em caso de dúvidas de como se vestir na ocasião, pergunte antes ao anfitrião”, explica a consultora.
6. Convidada(o) com roupa igual a sua
O indicado é fazer de conta que não está acontecendo. Leve a coincidência numa boa. Se caso o encontro com o outro convidado(a) for inevitável, vale até fazer um comentário sobre a escolha com bom humor. “Pode até dizer : ‘que bom gosto você tem para se vestir’”, sugere Cíntia.
7. Sujei, rasguei ou descosturei minha roupa acidentalmente
Enfrente a situação da melhor maneira possível. O melhor mesmo é tentar diminuir o estrago. Se a roupa ficou suja, tente limpá-la no banheiro. Ter uma meia-fina extra na bolsa é ótimo se acontecer de ela desfiar. “Não precisa voltar para casa se a roupa sujar. As pessoas vão perceber que a mancha foi um acidente feito durante a festa”.
8. Quebrei uma louça ou uma peça decorativa da festa
Avise imediatamente o dono(a) da festa e se ofereça para pagar o prejuízo. “Na maioria das vezes, a anfitriã não se incomoda e diz ao convidado não se preocupar com o estrago”, comenta Cíntia. O que não pode mesmo é fingir que não foi você.
9. Começo a passar mal durante um evento
Se você acha que dá para contornar, tudo bem. Mas se o mal estar for realmente forte, com enjoos, é melhor ir embora. Uma dica interessante é procurar o organizador da festa, seja ele um cerimonial, assessor, promoter, host, e pedir a ele um medicamento para aliviar o incômodo.
10. Cantadas
Essa situação embaraçosa deve ser encarada com educação, caso a cantada não seja bem-vinda. Agradeça ao elogio e encerre o assunto. “Não se deve xingar nem ofender quem faz a cantada. Uma pequena briga pode se tornar uma grande discussão e acabar com o clima da festa”, alerta a profissional. Se o elogio for feito por alguém interessante, vale a pena investir.