Moda e beleza

Bruna Covacci, enviada especial

Nostalgia oitentista é segredo de sucesso entre marcas na SPFW

Bruna Covacci, enviada especial
15/03/2017 11:00
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Desfile de 45 anos da Ellus. Foto: Agência Fotosite.

Entre aqueles que o reconheceram e também para os mais novinhos que assistiram ao desfile da Ellus, na última terça-feira (14) na SPFW, o modelo Jorge Gelati, 52 anos, arrancou suspiros. Com cabelos grisalhos desde os 19 anos, Gelati deixou uma geração apaixonada nos anos 1980 com campanhas de marcas como a Gillette e se tornou um dos modelos brasileiros mais famosos internacionalmente, fazendo trabalhos para a Dolce&Gabanna, Givenchy, Hermes e Yves Saint Laurent.
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Além da presença do modelo, Carol Trentini, Carol Ribeiro e Renata Kuerten vestiram looks clássicos reeditados, como jaquetas de couro e calças tradicionais e até camisetas com a primeira logomarca da grife, que completa 45 anos. Para um desfile sem novidades: completo sucesso.
Vitorino Campos, um dos estilistas que mais animou a semana de moda até então e abriu o segundo dia de apresentações, trouxe na coleção o clássico xadrez grunge. Um casaqueto composto com uma saia amarela, no entanto, fez muita gente se lembrar do clássico “As Patricinhas de Beverly Hills” — embora o estilista não tenha colocado a referência como sua inspiração. Nos pés, tênis Reebook clássico e meias três quartos.
Xadrez de Vitorino Campos. Foto: Agência Fotosite.
Xadrez de Vitorino Campos. Foto: Agência Fotosite.
A marca mineira GIG, estreante na SPFW, também bebeu claramente na fonte glam anos 1980: brilho, topetão, mangas bufantes, comprimentos mídi e saias plissadas. O jeans clarinho, bem délavé, foi o marco da 2ND.
Beleza do desfile da GIG. Foto: Agência Fotosite.
Beleza do desfile da GIG. Foto: Agência Fotosite.
A nostalgia é importante para os estilistas. Além da conhecida retroalimentação fashionista em que, de tempos em tempos, tendências de décadas passadas voltam com uma pegada mais moderninha, agora, muitas peças voltam com cara de “já te vi”. Não é coincidência. O mercado (e aqui não falamos apenas sobre moda) já descobriu há algum tempo que a Geração Y, ou os millenials, tem um gosto forte por sentir saudade por aquilo que mal viveu ou gostaria de ter vivido.
Não deveria ser uma surpresa que a Geração Y está escavando a nostalgia no meio de uma severa recessão econômica”, diz o escritor Jeff Gordinier, autor do livro “X Saves the World”, não publicado no Brasil, que analisa a década de 1990 como a formadora do caráter da Geração X, que antecedeu os millenials, em entrevista ao “The New York Times”.
Segundo ele, a nostalgia conforta as pessoas e é isso que a geração procura no momento. Este desejo traz ao mundo fashion o retro branding, a renovação ou relançamento de produtos de determinado período histórico atualizados a padrões contemporâneos. E quando o assunto é moda, o cheiro é dos anos 1980, pode apostar!