Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Exercício tendência para 2018 gasta apenas 30 minutos da rotina diária

Amanda Milléo
04/12/2017 06:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

O Hiittreinamento intervalado de alta intensidade – será a principal tendência em exercícios físicos para 2018, de acordo com a lista divulgada pelo Colégio norte-americano de Medicina Esportiva (ACSM). Embora não seja uma modalidade nova, e esteja nas academias brasileiras há alguns anos, a prática antecipa uma necessidade cada vez maior entre os praticantes: se exercitar no menor tempo possível durante a semana, mas atingir os resultados.
São necessários apenas 30 minutos, conforme os principais protocolos de Hiit, para a prática que, comparada ao treinamento contínuo, toma metade do tempo. Ao final de 12 semanas, período considerado pelos especialistas ideal para medir os efeitos, as duas modalidades chegam aos mesmos resultados.
“Isso não significa que o Hiit seja melhor que o treinamento contínuo. É mais uma ferramenta, que tem efeitos positivos principalmente na capacidade cardiorrespiratória do praticante. O Hiit não foi pensado primeiramente no emagrecimento, mas ele responde da mesma forma”, explica Ana Cristina Huber, personal trainer vencedora do prêmio Top Trainer Brasil, de 2016.
Embora o tempo seja mais curto, o Hiit não serve para todo mundo, principalmente porque não é um exercício confortável. “É simples na teoria: você diminui o volume de treino e aumenta a intensidade. Mas as pessoas não estão acostumadas, porque sentem náusea, tontura e desconforto. Quando a pessoa começa a ter esses sinais, ela pisa no freio”, relata Felipe Kutianski, professor de educação física e headcoach da Mahamudra Brasil sede Curitiba.
Da mesma forma, quem não tiver um condicionamento físico adequado, é importante priorizar outras práticas e só depois incluir o Hiit na rotina. Mesmo quem está acostumado, a orientação é que não faça os exercícios de alta intensidade todos os dias, no máximo três vezes na semana, para descansar a musculatura.
“O Hiit se divide entre o tempo de estímulo e recuperação. Durante os estímulos, as intensidades variam entre 80 a 100% da frequência cardíaca máxima. Na recuperação, a pessoa pode continuar fazendo a atividade em intensidade mais baixa ou ainda parar e descansar completamente. Cada treino dura, no máximo, 30 minutos, mas há práticas que exigem quatro minutos e trazem resultados positivos”, ressalta Ana Cristina. Hiit pode ser feito correndo, de bicicleta ou mesmo na natação.
Modalidades novas
A lista, divulgada anualmente pela ACSM, traz no top 5 dos exercícios tendência para 2018:
1 – Hiit.
2- Exercícios em grupo.
3- Tecnologias móveis (como pulseiras inteligentes).
4- Calistenia.
5 – Treinamento de força ou musculação.
LEIA TAMBÉM