Saúde e Bem-Estar

GAZETA DO POVO, COM INFORMAÇÕES DA ESTADÃO CONTEÚDO

Sarampo faz duas vítimas bebês em São Paulo

GAZETA DO POVO, COM INFORMAÇÕES DA ESTADÃO CONTEÚDO
01/09/2019 14:26
Thumbnail

O sarampo é altamente contagioso. Transmitida por tosse, espirro e saliva, a doença pode levar à morte e provocar sequelas anos depois de a infecção ter sido debelada. A estimativa é de que uma pessoa infectada tenha capacidade de contaminar 40 pessoas próximas. Isso pode ocorrer mesmo antes de a pessoa apresentar o sintoma, o que dificulta as ações de identificação.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo concedida há duas semanas, o pesquisador da Fiocruz, Cláudio Maierovitch, observou, por essas características, é muito difícil controlar um surto de sarampo rapidamente. “Se o paciente busca o serviço de saúde, há o risco de ele contaminar o profissional que o atende, as pessoas na sala de espera.”

Neste novo ciclo de sarampo registrado no País, foram identificados inúmeros casos da doença entre profissionais de saúde. A constatação levou o Ministério da Saúde a reforçar a recomendação de que todos os trabalhadores da área estejam imunizados. O Ministério da Saúde considera novo ciclo da doença aquele em que casos são identificados nos últimos 90 dias. O início dessa nova onda começou em São Paulo, com a importação de casos vindos de Israel e da Espanha.

Vacina contra o sarampo