Comportamento

Da redação

Expor filhos nas redes sociais pode trazer danos

Da redação
06/12/2016 14:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Talvez os pais nem percebam, mas compartilhar informações privadas sobre seus filhos nas redes sociais resulta em um registro indelével, e muitas vezes público da criança, que alcançará tanto o passado quanto o seu futuro. Os pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram um estudo que mostra o impacto dessas informações compartilhadas na vida da criança, e foi divulgado durante o encontro anual de 2016 da Academia Norte-americana de Pediatria.
Leia mais
Quando os pais comentam sobre a dificuldade de a criança fazer suas necessidades no penico ou mesmo suas fotos de bebê podem atingir um número de pessoas muito maior do que os pais imaginam, e até se transformar em “armas” em um futuro bullying cibernético que o filho venha a sofrer nos anos seguintes.
Metade das fotografias em sites de pedofilia vieram das mídias sociais, de acordo com um estudo australiano, divulgado pelas autoras da pesquisa, entrevistadas pelo site Medscape. “Essa informação me deu calafrios. Isso quantifica um risco muito maior que eu imaginava. Não eram fotos de nudez parcial, eram apenas fotos de pessoas fazendo coisas normais. Isso é extremamente perturbador”, disse  Bahareh Keith, professora de Pediatria e uma das autoras da pesquisa da Universidade da Flórida, ao Medscape.
Ao lado de Stacey Steinberg, professora de Direito da mesma instituição e também autora da pesquisa, as especialistas montaram uma lista de recomendações aos pais, antes de postarem fotos e informações de seus filhos nas redes sociais:
  • Conheça as políticas de privacidade de mídias sociais em que você tem um perfil;
  • Ajuste as notificações de alerta para quando o nome de seu filho estiver on-line e disponível por uma busca no Google;
  • Se decidir compartilhar informações sobre questões comportamentais de seu filho, faça de forma anônima;
  • Tenha cuidado ao compartilhar a localização de seu filho;
  • Considere dar às crianças mais velhas o ?poder de veto? sobre as publicações on-line;
  • Considere os riscos antes de postar imagens de crianças com qualquer forma de nudez;
  • Considere o efeito que um compartilhamento pode ter no bem-estar futuro de seu filho.