Comportamento

Da Redação com Reuters

As pessoas que menos sorriem em selfies não são de Curitiba

Da Redação com Reuters
03/12/2015 22:00
Thumbnail
Um panorama de 640 selfies selecionadas de um total de 152.462 imagens publicadas no Instagram mostram que as pessoas de Londres são as que menso sorriem em suas selfies. E as mulheres vestidas com capricho são as que mais fazem fotos de si mesmas em Moscou, revelou um pesquisador envolvido na montagem de uma exposição sobre selfies em Londres.  A exibição será aberta ao público nesta quinta-feira.
O projeto Selfiecity está sendo conduzido globalmente por Lev Manovich, professor de ciência da computação do Centro de Graduação da Universidade da Cidade de Nova York. O laboratório de oito pessoas do Selfiecity compila e analisa selfies de todo o mundo – as outras cinco cidades até o momento são Bancoc, Berlim, Moscou, Nova York e São Paulo.
Manovich disse que o projeto foi concebido “para ver se podemos descobrir coisas novas sobre diferenças culturais e comportamento cultural” através das selfies, e para tornar tais análises mas democráticas para pessoas sem conhecimento profundo de computação.
Nesse aspecto, ele afirmou que a parte mais importante do painel “Selfiecity Londres” é sua função de interatividade. Em uma tela sensível ao toque, os visitantes podem adicionar filtros e critérios – ‘londrinos de mais de 35 anos’ ou ‘crianças bem pequenas’ – e observar padrões e tendências dentro da cada subgrupo escolhido.
Globalmente, as imagens mostraram que “cada cidade é única” de uma forma toda sua, argumentou Manovich.