Comportamento

Redação

Pergunte ao Piangers: como ser um pai participativo mesmo após a separação

Redação
15/05/2018 12:00
O processo de divórcio sempre afeta a mãe, o pai e as crianças em algum grau. Enquanto os pais estão tentando resolver da melhor forma o fim do relacionamento, para os filhos esse é um momento de adaptação à nova realidade.
Mas há maneiras de lidar com essa situação sem comprometer o relacionamento entre pais e filhos? Esse é o tema do quarto episódio da segunda temporada da série “Pergunte ao Piangers”. A Mari é mãe do Bernardo, de 8 meses. Ela conta que está se divorciando porque o marido diz que não a ama mais. Apesar disso, ele diz que ama muito o filho e que quer continuar sendo presente mesmo depois da separação. Por isso, a Mari quer saber como é possível que o homem seja um pai participativo de verdade mesmo estando separado.

Momento decisivo

Para Piangers, “muitos homens se desencantam com o casamento na gravidez e nos primeiros meses do bebê porque é um período muito difícil”. No entanto, o especialista aponta que o momento da separação pode ser decisivo para que o pai do Bernardo se aproxime mais da criação do filho. “Talvez essa separação faça com que ele participe mais e perceba que é necessário participar de fato nos dias em que o bebê ficar com ele.”
Ficar sozinho com a criança, na opinião de Piangers, pode criar no pai um fascínio pela paternidade. É quando está sozinho com os filhos que o pai percebe as dificuldades e os desafios enfrentados pelas mães na criação das crianças.

Assista  ao vídeo completo:

LEIA TAMBÉM: