Moda e beleza

Bruna Covacci

Maquiadores paranaenses estreiam em reality show

Bruna Covacci
03/08/2015 18:42
Thumbnail

Dekka Santos e Alessandro Casaroli. Divulgação/GNT

 Dekka é especialista em sobrancelhas; e Alessandro tem experiência em tevê. (Fotos: Divulgação)
Treze profissionais de beleza de todo o país foram selecionados para participar da quarta temporada do “Desafio da Beleza” (GNT, segunda, às 21h). Entre eles estão os paranaenses Alessandro Casaroli e Dekka Santos, que disputam o título de melhor beauty artist do Brasil.
Além da origem em comum, em entrevista para o Viver Bem, os dois maquiadores revelaram que, se tivessem que se definir como uma cor de batom, seriam marsala. Os motivos? São fortes e não passam despercebidos.
Trabalhos de Dekka; reprodução/Instagram.
Trabalhos de Dekka; reprodução/Instagram.
Trabalhos de Dekka; reprodução/Instagram.

Técnica
Dekka
é casada e mãe de duas meninas. Formou-se em Design de Moda, e foi quando teve os primeiros contatos com maquiagem para desfiles. “Precisava coordenar a beleza para as passarelas. Foi aí que comecei a me encantar”, diz. Na Gazeta do Povo, já participou de editoriais de moda, vídeos com tutoriais e até transformações.

Profissionalização? Buscou especialização em sobrancelhas, principalmente em técnicas de micropigmentação – atualmente ela trabalha num estúdio especializado em sobrancelhas chamado Studio XV Sobrancelhas por André Ricardo, em Curitiba. A técnica da maquiagem se aperfeiçoou no dia a dia.
“No programa, meu maior desafio é manter a calma. Trabalhar com profissionais com um know how gigantesco como o Daniel Hernandez é de fazer as pernas tremerem”, diz. Hernandez, um dos jurados do programa, é gaúcho e maquia a top Gisele Bündchen desde que ela tinha 13 anos. A maquiagem na sua vida significa paixão. Por isso, em sua técnica, sempre quer deixar as mulheres delicadas.
Uma dificuldade no programa? Não pode trabalhar com os próprios pincéis, já que todos os kits de maquiagem eram cedidos pela produção. “Os pincéis são como os filhos dos maquiadores, cada um tem um tipo de toque. É difícil trabalhar com um produto que você não conhece”, diz. Entre os looks preferidos de Dekka, estão os olhos marcados. “O preto é sempre matador”, finaliza.
Trabalhos de Alessandro. Reprodução/Instagram
Trabalhos de Alessandro. Reprodução/Instagram
Drag por paixão
Quando a primeira boate gay abriu em Londrina, Alessandro Casaroli foi (aos 17 anos!) e ficou encantado com o mundo Drag. Por oito anos se apresentou como uma Drag Queen top model. Foi aí que entrou em contato de fato com a maquiagem, e em 2000 resolveu se mudar para São Paulo em busca de oportunidades para se dedicar exclusivamente à área da beleza.
Desde então, já trabalhou com teatro, editorial de moda, televisão, e social de salão. Não foi a primeira vez que o londrinense tentou participar de um reality de beleza da GNT. Anteriormente, se inscreveu para o Por um Fio, de cabelos. “Fiquei tentando me inscrever dessa vez e não conseguia. Foi uma angústia. Mandei o material dois dias depois e, ainda assim, consegui ser chamado”, diz.
Para ele o maior obstáculo das provas é o tempo. “Os desafios são muito complexos, são artísticas, e a gente tem de 15 a 20 minutos para executar”, comenta. Casaroli revela que o reality tem o seu lado positivo e também o negativo. “O bom é mostrar quem você é, sua qualidade de trabalho e o potencial. Mas expor o lado pessoal também pode mudar a forma com que as pessoas te veem”, comenta.
No programa, o maquiador acredita que vai ficar conhecido como o vilão da história. “Vocês vão ver que eu causei muito. Não tenho ‘papas na língua’”, revelou. Casaroli sofre de ansiedade e já teve até síndrome do pânico, mas acredita que a maquiagem foi a sua terapia. “Fiquei muito mal uma época, mas a maquiagem fazia eu esquecer qualquer problema e tristeza”, diz. Entre as suas características como profissional estão os côncavos marcados, olhos esfumados e o contorno.
Formato
O ‘Desafio da Beleza’ começa com participantes conhecendo a casa onde vão passar a temporada. O primeiro episódio, nesta segunda-feira (3) às 21 horas, já tem prova e eliminação. Os participantes terão que transformar maquiagem artística em fashion.