Moda e beleza

Katia Michelle

Minas Trend traz menos afetação e mais moda

Katia Michelle
05/10/2016 13:47
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A marca Plural abriu a edição Inverno 2017 do Minas Trend, que começou nesta quarta-feira (5) e vai até o dia 7 de outubro. O tema da edição é "Aqui se Cria". Foto: Agência Fotosite/divulgação | Ze Takahashi / FOTOSITE

No histórico das semanas de moda brasileiras o Minas Trend sempre se destacou por reunir negócios e tendências em um só evento de uma maneira muito peculiar. Aglutina menos (sub) celebridades e tem menos afetação nos corredores. Também por isso, dá um aspecto mais perene à sua realização. Os desfiles acontecem ao mesmo tempo em que o showroom e no mesmo local, no Expominas, em Belo Horizonte, onde é possível encontrar um público muito mais focado na moda como negócios e celeiro criativo do que como tendência fugaz.
Em sua 19ª. Edição – que vai até o dia 7 de outubro – o evento traz como referência a singularidade dos movimentos Barroco Mineiro e do Modernismo da Pampulha como principal referência.  O tema dessa edição – “Aqui se cria” – passeia por essas escolas e ressalta a importância de resgatar identidade cultural como diferencial competitivo dentro da indústria de moda. O evento reúne 219 expositores, sendo que 49 são marcas novas e promove oito desfiles, cinco de marcas estreantes no Minas Trend.
O estilista Dudu Bertholini pouco antes do desfile da Plural: caçador de tendências. Foto: Katia Michelle
O estilista Dudu Bertholini pouco antes do desfile da Plural: caçador de tendências. Foto: Katia Michelle
“Eu acho incrível que Minas  tenha um evento com tanta energia assim, que reúna tantas pessoas pensando a moda de uma forma diferente e voltada para produção criativa”, diz o estilista Dudu Bertholini. Ele participa do evento como jurado do 3º. Prêmio Empresa Tendência, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e que vai escolher três marcas para ter estande próprio na próxima edição do evento. Seu papel é justamente selecionar pequenos produtores que se destacam no universo de negócios por apresentar produtos diferenciados.
Novos caminhos
Para Dudu, a moda está seguindo uma tendência mundial, que afeta inclusive outros mercados, de valorizar os pequenos produtores, destacar a originalidade e a capacidade que eles têm de sobreviver às grandes marcas. “Acho que o futuro é esse: dar espaço para todo mundo produzir”, analisa. Ele próprio está apostando  nesse caminho, há um ano fechou sua marca Neon e investe em parcerias, como com a paranaense Morena Rosa e com pequenos produtores do Brasil e até de outros países. “Essa é uma revolução afetiva da moda, onde o formato centralizador vai decaindo”, enfatiza.
Outro diferencial do evento, no entanto, é justamente reunir pequenas e grandes marcas em um mesmo espaço dando o benefício da escolha. Tanto que novas e desconhecidas marcas convivem com grandes nomes da moda oferecendo um amplo painel de tendências e de produção.
Dentro dessa proposta, a estilista da marca Plural, que abriu a temporada de desfiles do Minas Trend, Letícia Leão salienta que  o evento é a semana de moda mais importante para se fazer negócios. “É diferente das outras semanas de moda porque realmente antecipa tendências, mas deixa possível consumir essas tendências no mesmo momento”, diz. As peças desfiladas pela manhã pela Plural já estariam disponíveis na noite do mesmo dia no e-commerce da marca e também no próprio Minas Trend, dentro do conceito já adotado pelo Brasil “See now by now” (veja agora e compre agora).
A característica de aliar a realização de negócios com desfiles e outras atividades relacionadas à moda, como palestras e exposições, aliás, além de antecipar as tendências, faz com que Minas Tred acumule novas adesões a cada ano, além de chamar a atenção de cada vez mais compradores. De acordo com o superintendente de Gestão e Comunicação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Henrique Câmara Azevedo, esta edição do evento reúne 600 compradores credenciados e 3 mil cadastrados, de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
O caráter de “evento de negócios” foi ressaltado na entrevista coletiva que abriu o Minas Trend, na última terça-feira (4). Para o presidente em exercício da FIEMG, Afonso Gonzaga, o objetivo do evento é a venda. “Claro que temos o lado glamuroso da moda, mas nossa meta é criar uma ambiência de negócios para Minas e para o Brasil”, disse.
Celeiro de tendências
A Plural – que desde 2008 participa do evento – abriu os desfiles do Minas Trend na manhã dessa quarta-feira (4) com o tema “As águas do Meu querer”.  Todas as peças foram inspiradas no universo dos rios e das nascentes. Por isso, as peças feitas em malhas estruturadas, tules texturizados, viscose, veludo e cortes a lazer, que lembram escamas, são apostas da marca. Veja detalhes:
Cortes a lazer imitam escamas na nova coleção da Plural. Foto: Agência Fotosite/divulgação.
Cortes a lazer imitam escamas na nova coleção da Plural. Foto: Agência Fotosite/divulgação.
Malhas fluidas imitam rede de pescas. Foto: Agência Fotosite/divulgação
Malhas fluidas imitam rede de pescas. Foto: Agência Fotosite/divulgação
Malhas texturizadas fazem parte da coleção "As Águas do meu querer", da Plural. Foto: Agência Fotosite/divulgação
Malhas texturizadas fazem parte da coleção "As Águas do meu querer", da Plural. Foto: Agência Fotosite/divulgação