Moda e beleza

Bruna Covacci

Sete cuidados essenciais (e fáceis!) para a pele do rosto

Bruna Covacci
27/08/2015 10:45
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Uma pesquisa feita pelo instituto Provokers ouviu 1.200 mulheres entre 15 e 70 anos, em cinco capitais brasileiras, e concluiu que 100% das brasileiras lavam o rosto, mas só 59% usam produtos específicos. Pensando na grande fatia de mulheres que não entendem a importância de cuidar da pele do rosto com produtos específicos, conversamos com Andrea Costa, Gerente de Desenvolvimento de Fórmulas da Natura, para dar dicas fáceis de seguir para ter sempre a pele bonita e bem cuidada. É simples, vem ver!
Lavar com sabonete específico 
A pele do rosto é diferente da pele do corpo, muito mais sensível. Por isso, é recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, com pH neutro. No geral, o pH da pele do rosto – na idade adulta – é levemente ácido, variando entre 4,5 e 6,0. Essa característica levemente ácida é responsável por combater bactérias e fungos e ainda proteger o rosto contra infecções, alergias, irritações e coceiras. Quando aplicamos com frequência algum produto que não respeita a composição da pele do rosto (como sabonetes comuns para o corpo, por exemplo), o pH da pele se altera, podendo comprometer esse sistema de proteção natural.  O sabonete do corpo geralmente ainda retira toda a oleosidade da pele, deixando a tez muito ressecada e provocando o efeito rebote: quanto mais você tira a oleosidade da pele, mais o organismo produz oleosidade.
Hidratar 
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele. Vale alertar para tomar cuidado com banhos quentes e muita exposição ao sol, que provocam ressecamento.
Beber água 
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
Usar protetor solar 
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele (isso quer dizer que você não tem como se livrar dos efeitos que o sol provocou quando você ficou torrando no verão!) sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas ainda mais sérios. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15, mas lembre-se que quanto mais protegida melhor! 
Remover a maquiagem antes de dormir 
maquiagem obstrui os poros, impedindo que a pele respire. Este é um fator que leva ao envelhecimento, mesmo se você usar produtos não comedogênicos – termo da farmacotécnica, que se refere às substâncias que não obstruem os poros -, a não retirada dos mesmos antes de dormir pode torná-lo fisicamente comedogênico.
Esfoliar 
Ao esfoliar o rosto você remove as células mortas da superfície e também o óleo em excesso que faz com que os seus poros fechem, provocando o aparecimento de cravos e espinhas e tornando a absorção dos cremes de tratamento mais difícil.
Tonificar 
É o tônico quem faz a limpeza profunda, eliminando o que o sabonete não consegue tirar, e com isso, limpando os poros. Lembre-se, a rotina de beleza consiste em limpar, tonificar e hidratar.